Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro às Quintas debate inovação farmacêutica em leishmaniose

Fachada do prédio do Centro de Documentação e História da Saúde

29/08/2022

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

As políticas globais de inovação para a leishmaniose e a maneira como as doenças negligenciadas moldam o mercado farmacêutico serão pauta da apresentação da pós-doutoranda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e pesquisadora associada ao Cermes 3/ Inserm - França) Mady Barbeitas na próxima edição do Encontro às Quintas.

O evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), 1º de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz. As perguntas e comentários devem ser enviados para encontroasquintas@fiocruz.br.

Com base no trabalho de pesquisa etnográfico sobre algumas parcerias público-privadas (PPPs) criadas para desenvolvimento de novos fármacos para a leishmaniose e na ampla literatura no campo dos estudos críticos em Saúde Global e nos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, Mady Barbeitas abordará a trajetória de alguns medicamentos registrados para leishmaniose, com o objetivo de apreciar a natureza e a complexidade dos atores, seus desafios financeiros e as relações de poder nas PPPs de desenvolvimento farmacêutico.

"Os atores públicos - governos e organizações internacionais - abordaram o setor privado para compartilhar os custos e riscos do desenvolvimento de novos medicamentos. Ao estudar a trajetória dos fármacos, esta apresentação oferece um olhar detalhado sobre os projetos de desenvolvimento desses medicamentos e os limites do sistema de Saúde Global no enfrentamento das doenças negligenciadas", explica Mady Barbeitas.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta.

Encontro às Quintas
A saga da pesquisa, desenvolvimento e inovação farmacêutica em leishmaniose no contexto Global Health

Convidada: Mady Barbeitas (Pós-doutoranda da COC e pesquisadora associada ao Cermes 3/ Inserm - França)
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Data: 01/09/22
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ)
Perguntas e comentários: encontroasquintas@fiocruz.br
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar