Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro de universitários de favelas realiza sua 7ª edição no próximo dia 17


12/08/2019

Cooperação Social da Ficoruz

Compartilhar:

O 7º encontro dos Universitárixs Faveladxs - Quais caminhos levam a universidade para a favela e a favela para a universidade? acontecerá no dia 17 de agosto (sábado), no Espaço Casa Viva, situado em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa, que surge da articulação entre organizações das favelas de Maré e de Manguinhos com a Fiocruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), têm promovido encontros mensais desde dezembro de 2018 para ampliar o debate sobre a ciência como instrumento para redução das desigualdades — tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia daquele ano.

Em sua sétima edição, o grupo terá como principal ponto de pauta a transformação das rodas de conversa em formato de fórum permanente. Para tanto, está prevista a organização de uma comissão especial para estudar e propor as novas diretrizes ao grupo. Os encontros são abertos à participação e reúnem estudantes e egressos de instituições de ensino superior e pré-vestibulares moradores de favelas.

Atualmente,  grupos de trabalho (GT) encaminham propostas que surgem nos encontros, são eles: o GT de Pesquisa, que possui a incumbência de mapear a trajetória dos estudantes egressos e suas produções científicas; o GT de Saúde Mental, centrado na análise dos impactos psicológicos e sociais das experiências vividas pelos estudantes na universidade; GT de Participação Social, com foco no fortalecimento de espaços de memória e identidade; e GT de Comunicação, com objetivo de desenvolver estratégias de comunicação interna e a divulgação dos encontros.

Até o momento o Museu da Maré, Espaço Casa Viva (Manguinhos), Faculdade de Letras da UFRJ e o Campus Fiocruz sediaram os encontros. Pela Fiocruz, participam a Coordenação de Cooperação Social da Presidência, o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz, e representações da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT).

Serviço
7º Universitárixs Faveladxs - Quais caminhos levam a universidade para a favela e a favela para a universidade?

Data: 17 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 14h às 18h
Local: Espaço Casa Viva 
Endereço: Rua Capitão Bragança, 142, Manguinhos

Voltar ao topoVoltar