Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Emoção e solidariedade marcam a visita do Papai Noel ao IFF


23/12/2019

Suely Amarante (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

Foi em clima de luz, fé e esperança que o Papai Noel visitou (13/12) o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Para muitas crianças que permanecem internadas durante todo o ano, a sua chegada é mágica e inesquecível. Ao entrar na Enfermaria de Doenças Infecciosas Pediátricas (Dipe), o bom velhinho se emociona ao ver os rostinhos sorridentes e alegres dos pequenos pacientes. Com um sorriso estampado no rosto, ele descaracteriza a fantasia vermelha típica do Papai Noel, já que precisa vestir um jaleco de proteção sobre o traje, a fim de evitar a contaminação no ambiente. Nada disso, no entanto, interfere no clima de festa que se estabelece como num passe de mágica.

Para Ricardo Oliveira, pai do pequeno Yuri, a presença do Papai Noel já é um presente. “As crianças ficam internadas por períodos longos, e essa visita, além de deixá-las radiantes, ajuda na recuperação. Cada sorriso estampado no rosto, o abraço do bom velhinho, as palavras de carinho tornam esse momento único. O Yuri está apaixonado pelos presentes”, declarou. A emoção contagia a todos. Independente da idade, todos querem um abraço sincero do Papai Noel, que há mais de 27 anos visita o Instituto. 

 

Para Ubiranilde Azevedo Barbosa, mãe da Sara, paciente internada há cinco anos, a chegada do Papai Noel é muito esperada não só pelas crianças, mas também pelos seus familiares e profissionais do IFF. “Para nós, essa visita já é o natal, a minha filha está internada e não iremos pra casa, então, esse momento é muito representativo. A chegada do Papai Noel, a entrega dos presentes, toda essa festa tem um significado muito especial. Eu já deixei de fazer várias coisas para presenciar esse momento, esse clima de uma emoção indescritível”, declarou emocionada. 

O Papai Noel conta com a participação e colaboração de uma equipe de renas que não mede esforços para tornar mágica as suas visitas aos hospitais, asilos e outras instituições. No IFF/Fiocruz, a coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec), Magdalena Oliveira, acompanha as visitas desde 1998 e fala da expectativa e preparativos para a chegada tão esperada. “Já em agosto, as crianças começam a perguntar pela visita do Papai Noel. Eu não divulgo a data exata para não gerar ansiedade, pois muitos pacientes recebem alta hospitalar e vão embora, isso acaba gerando uma decepção porque não vão ver o Papai Noel. Neste sentido, posso afirmar, a vinda do Papai Noel é, com certeza, um acontecimento muito marcante na rotina do hospital. Todos esperam por ele, pois a sua figura é mágica”, enfatizou Magdalena.

Se nas visitas às crianças o Papai Noel é só sorrisos e alegria, durante uma interrupção das atividades para o lanche, o bom velhinho chega a se emocionar ao contar sobre o seu contato com os pequenos, e reforça a importância de estender a magia e o espírito de natal por todos os dias. “Eu gostaria que o natal fosse todos os dias. Na minha vida, eu procuro fazer o natal todos os dias, levando amor, um gesto de carinho, um abraço apertado ao próximo. Nos dias atuais, estamos dependentes das mídias sociais, da internet, estamos nos isolando e esquecendo do contato interpessoal. Neste sentido, deixo a mensagem: Que o clima de natal que desarma os nossos corações, onde ficamos mais amáveis, mais solidários, se perpetue por todos os dias de 2020. Estamos precisando de um mundo mais solidário e mais humano”, finalizou emocionado. 

Voltar ao topoVoltar