26/08/2020
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)
Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA). Tais práticas, cada vez mais urgentes e necessárias, especialmente neste momento de emergência sanitária global e imposição de isolamento social, são temas da última série que compõe a Formação Modular sobre Ciência Aberta. Ao todo, são oito cursos independentes entre si. A formação é uma realização da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), por meio do Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são on-line e gratuitos.
Concebida como uma das estratégias para apresentar o movimento da Ciência Aberta, a Formação Modular aborda práticas, expectativas e controvérsias da área. A Fiocruz é signatária do Plano de Acesso Aberto desde o ano de 2014, mostrando a importância da difusão da ciência e da produção científica no Brasil e no mundo.
A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e uma das autoras da série, Ana Furniel, destaca a importância do tema para a educação, principalmente neste momento em que estão sendo discutidas formas inovadoras, integrativas e com processos colaborativos de trabalho e ensino remoto. “No atual contexto, precisamos nos potencializar com o uso de tecnologias educacionais e conhecer os movimentos na educação que muito contribuíram para falarmos sobre Educação a Distância, ensino híbrido, acesso aberto ao saber e outros", apontou ela. Ana divide a responsabilidade da Série 4 com as analistas de sistema e integrantes do Campus, Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça. É importante ressaltar também que o curso conta ainda com conteúdos remixados de parceiros do Campus, como a Iniciativa Educação Aberta, com várias ações e militância no campo do acesso aberto a recursos educacionais.
Conheça a Formação Modular em Ciência Aberta
A Formação Modular em Ciência Aberta é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são independentes entre si. Portanto, podem ser cursados da maneira que for mais conveniente aos participantes. A cada curso realizado, os alunos passam por uma avaliação online e recebem o certificado de conclusão de acordo com os critérios de aprovação.
Séries e cursos da Formação Modular em Ciência aberta:
Série 1:
O que é ciência aberta? – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: Introdução à Ciência Aberta
Aula 2: Acesso Aberto
Aula 3: Dados de pesquisa abertos
Aula 4: Workflows abertos
Aula 5: Ciência Cidadã
Aula 6: Inovação Aberta
Aula 7: Educação Aberta
Aula 8: Boas práticas e ferramentas de ciência aberta
Panorama histórico da ciência aberta – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: Cenário Internacional
Aula 2: Cenário Brasileiro
Aula 3: Ciência aberta e saúde: abertura dos dados governamentais
Aula 4: Os obstáculos que a Ciência Aberta pretende mitigar
Aula 5: Uma ciência aberta, várias expectativas
Aula 6: Visões críticas da Ciência Aberta
Aula 7: Qual Ciência Aberta precisamos?
Série 2:
Propriedade intelectual aplicada à ciência aberta – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: Propriedade Intelectual: Direitos Autorais
Aula 2: História
Aula 3: Direitos Autorais – Autoria
Aula 4: Direitos Morais
Aula 5: A obra protegida e não protegida
Aula 6: Direitos Patrimoniais
Aula 7: Domínio público
Aula 8: Limitações aos direitos autorais e usos livres
Aula 9: Transferência de Direitos Autorais
Aula 10: Os desafios da inovação
Aula 11: Propriedade Intelectual: Propriedade Industrial
Aula 12: As patentes e a criação do sistema internacional de proteção da Propriedade Industrial
Aula 13: Para que servem e quais informações encontramos nas patentes?
Aula 14: O modelo vigente da proteção das inovações
Aula 15: Ciência Aberta - possibilidade de um novo modelo
Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: Acesso à informação pública como Direito Fundamental do cidadão
Aula 2: Princípios que regem o direito de acesso à informação
Aula 3: Dados públicos administrativos no contexto da pesquisa
Aula 4: As restrições ao acesso às informações sigilosas
Aula 5: Segurança da informação
Aula 6: Proteção de Dados Pessoais e a Pesquisa Científica
Série 3:
Acesso aberto – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: O que é Acesso Aberto
Aula 2: Panorama Internacional do Acesso Aberto
Aula 3: Acesso Aberto em perspectiva nacional e regional
Aula 4: Acesso Aberto na Fiocruz: relatos de experiência
Aula 5: Implicações da Comunicação Científica
Dados abertos – 10h – Inscreva-se!
Aula 1 - Gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa: uma nova cultura no fazer científico
Aula 2 - Gestão “ativa” de dados: uma mudança cultural
Aula 3 - Dados e proteção jurídica
Aula 4 - Plano de Gestão de Dados
Aula 5 - FAIR: dos princípios à prática
Aula 6 - Políticas dos financiadores, requisitos das revistas científicas e repositórios de dados em saúde
Série 4:
Educação Aberta – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: Educação e Compromisso Social
Aula 2: Educação Aberta: O que significa 'aberto' em educação?
Aula 3: A Educação Aberta na Fiocruz
Aula 4: Educação aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas
Recursos Educacionais Abertos – 10h – Inscreva-se!
Aula 1: O que são Recursos educacionais Abertos
Aula 2: Como criar REA?
Aula 3: Como encontrar, usar e compartilhar REA
Aula 4: Monitoramento e avaliação da qualidade de REA