Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos são temas de nova formação on-line e gratuita


26/08/2020

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA). Tais práticas, cada vez mais urgentes e necessárias, especialmente neste momento de emergência sanitária global e imposição de isolamento social, são temas da última série que compõe a Formação Modular sobre Ciência Aberta. Ao todo, são oito cursos independentes entre si. A formação é uma realização da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), por meio do Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são on-line e gratuitos.

Concebida como uma das estratégias para apresentar o movimento da Ciência Aberta, a Formação Modular aborda práticas, expectativas e controvérsias da área. A Fiocruz é signatária do Plano de Acesso Aberto desde o ano de 2014, mostrando a importância da difusão da ciência e da produção científica no Brasil e no mundo.

A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e uma das autoras da série, Ana Furniel, destaca a importância do tema para a educação, principalmente neste momento em que estão sendo discutidas formas inovadoras, integrativas e com processos colaborativos de trabalho e ensino remoto. “No atual contexto, precisamos nos potencializar com o uso de tecnologias educacionais e conhecer os movimentos na educação que muito contribuíram para falarmos sobre Educação a Distância, ensino híbrido, acesso aberto ao saber e outros", apontou ela. Ana divide a responsabilidade da Série 4 com as analistas de sistema e integrantes do Campus, Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça.  É importante ressaltar também que o curso conta ainda com conteúdos remixados de parceiros do Campus, como a Iniciativa Educação Aberta, com várias ações e militância no campo do acesso aberto a recursos educacionais.

Conheça a Formação Modular em Ciência Aberta

A Formação Modular em Ciência Aberta é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são independentes entre si. Portanto, podem ser cursados da maneira que for mais conveniente aos participantes. A cada curso realizado, os alunos passam por uma avaliação online e recebem o certificado de conclusão de acordo com os critérios de aprovação.

Séries e cursos da Formação Modular em Ciência aberta:

Série 1: 

O que é ciência aberta? – 10hInscreva-se!

Aula 1: Introdução à Ciência Aberta

Aula 2: Acesso Aberto

Aula 3: Dados de pesquisa abertos

Aula 4: Workflows abertos

Aula 5: Ciência Cidadã

Aula 6: Inovação Aberta

Aula 7: Educação Aberta

Aula 8: Boas práticas e ferramentas de ciência aberta

Panorama histórico da ciência aberta – 10hInscreva-se! 

Aula 1: Cenário Internacional

Aula 2: Cenário Brasileiro

Aula 3: Ciência aberta e saúde: abertura dos dados governamentais

Aula 4: Os obstáculos que a Ciência Aberta pretende mitigar

Aula 5: Uma ciência aberta, várias expectativas

Aula 6: Visões críticas da Ciência Aberta

Aula 7: Qual Ciência Aberta precisamos?

Série 2: 

Propriedade intelectual aplicada à ciência aberta – 10h – Inscreva-se!

Aula 1: Propriedade Intelectual: Direitos Autorais

Aula 2: História

Aula 3: Direitos Autorais – Autoria

Aula 4: Direitos Morais

Aula 5: A obra protegida e não protegida

Aula 6: Direitos Patrimoniais

Aula 7: Domínio público

Aula 8: Limitações aos direitos autorais e usos livres

Aula 9: Transferência de Direitos Autorais

Aula 10: Os desafios da inovação

Aula 11: Propriedade Intelectual: Propriedade Industrial

Aula 12: As patentes e a criação do sistema internacional de proteção da Propriedade Industrial

Aula 13: Para que servem e quais informações encontramos nas patentes?

Aula 14: O modelo vigente da proteção das inovações

Aula 15: Ciência Aberta - possibilidade de um novo modelo

Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais – 10h – Inscreva-se!

Aula 1: Acesso à informação pública como Direito Fundamental do cidadão

Aula 2: Princípios que regem o direito de acesso à informação

Aula 3: Dados públicos administrativos no contexto da pesquisa

Aula 4: As restrições ao acesso às informações sigilosas

Aula 5: Segurança da informação 

Aula 6: Proteção de Dados Pessoais e a Pesquisa Científica

Série 3: 

Acesso aberto – 10h – Inscreva-se! 

Aula 1: O que é Acesso Aberto

Aula 2: Panorama Internacional do Acesso Aberto 

Aula 3: Acesso Aberto em perspectiva nacional e regional 

Aula 4: Acesso Aberto na Fiocruz: relatos de experiência 

Aula 5: Implicações da Comunicação Científica 

Dados abertos – 10h – Inscreva-se!

Aula 1 - Gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa: uma nova cultura no fazer científico 

Aula 2 - Gestão “ativa” de dados: uma mudança cultural 

Aula 3 - Dados e proteção jurídica

Aula 4 - Plano de Gestão de Dados

Aula 5 - FAIR: dos princípios à prática

Aula 6 - Políticas dos financiadores, requisitos das revistas científicas e repositórios de dados em saúde

Série 4: 

Educação Aberta – 10h – Inscreva-se! 

Aula 1: Educação e Compromisso Social

Aula 2: Educação Aberta: O que significa 'aberto' em educação?

Aula 3: A Educação Aberta na Fiocruz

Aula 4: Educação aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas

Recursos Educacionais Abertos – 10h – Inscreva-se! 

Aula 1: O que são Recursos educacionais Abertos

Aula 2: Como criar REA?

Aula 3: Como encontrar, usar e compartilhar REA

Aula 4: Monitoramento e avaliação da qualidade de REA

Voltar ao topoVoltar