Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz promove debate sobre livros e pandemia durante a SNCT 2021

Fiocruz - SNCT 2021

04/10/2021

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

As pautas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 permanecem como destaque nas atividades promovidas pela Fiocruz durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021. De 4 a 8 de outubro, a programação da instituição na 18ª edição do evento será totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo. A Editora Fiocruz participará com uma atividade especial: o painel temático Livros e Pandemia: informação de qualidade e gratuita sobre a Covid-19 será realizado no dia 6 de outubro, às 13h, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube.    

Durante o debate, pesquisadores da Fiocruz conversarão sobre a série Informação para Ação na Covid-19, parceria entre Editora Fiocruz e Observatório Covid-19 Fiocruz. Christovam Barcellos, Gustavo Matta, Margareth Portela e Paulo Buss serão os convidados do bate-papo virtual, que terá mediação de Carlos Machado de Freitas, coordenador do Observatório e editor científico da Editora. Com o intuito de reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia, a série prevê a publicação de cinco e-books, todos disponíveis gratuitamente na plataforma SciELO Livros

Duas das publicações já foram lançadas: Diplomacia e Saúde: reflexões a meio caminho e Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Os demais têm previsão de lançamento nos próximos meses, contemplando temas como cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, políticas e gestão dos serviços e sistemas de saúde, além de orientações para os cuidados e a saúde dos trabalhadores.

➡️ Confira os detalhes da atividade da Editora Fiocruz na SNCT 2021:

Painel Temático: Livros e Pandemia: informação de qualidade e gratuita sobre a Covid-19
Data: 6 de outubro (quarta-feira)
Horário: 13h às 15h 
Onde assistir: Transmissão ao vivo no YouTube da Fiocruz
▶️ Acessoyoutu.be/Z55kcf7cGQU 

Sobre os debatedores
Graduado em Geografia e Engenharia Civil, Christovam Barcellos é mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), onde integra a iniciativa Monitora Covid-19. Faz parte do Observatório Covid-19 Fiocruz.    

O psicólogo Gustavo Corrêa Matta é mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj) e pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Coordena a Rede Zika de Ciências Sociais e o eixo Impactos Sociais da Pandemia, vinculado ao Observatório Covid-19 Fiocruz. 

A engenheira Margareth Portela é pesquisadora titular do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp/Fiocruz. É mestre em Engenharia Biomédica pela UFRJ e doutora em Políticas e Administração em Saúde pela University Of North Carolina At Chapel Hill (EUA). No Observatório Covid-19, é responsável pelo eixo Medidas de Controle e Organização dos Serviços e Sistemas de Saúde.   

Ex-presidente da Fiocruz, o médico Paulo Buss é mestre em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). É coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Sobre o mediador
Pesquisador especializado em saúde ambiental e desastres, Carlos Machado é mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ e doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, onde atua como pesquisador titular. Coordena o Observatório Covid-19 Fiocruz e é editor científico da Editora Fiocruz.

SNCT 2021
A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e acontece no mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, entre outras instituições. As atividades são on-line e/ou presenciais, gratuitas e abertas à comunidade.

➡️ A programação completa do evento na Fiocruz está disponível no site snct.fiocruz.br.

Voltar ao topoVoltar