Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz promove bate-papos presenciais com autores durante a programação da 19ª SNCT

Livros da Editora Fiocruz na SNCT 2022

10/10/2022

Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento anual que promove iniciativas científico-tecnológicas para todos os públicos, está de volta ao formato presencial na Fiocruz. E como parte da programação da 19ª edição da SNCT, a Editora Fiocruz promoverá dois encontros no campus Manguinhos, nos dias 18 e 19 de outubro. As atividades têm como objetivo fomentar o debate sobre os livros e a história da ciência no Brasil. 

As rodas de conversa reunirão autores de três títulos do catálogo da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz: Espaços da Ciência no Brasil: 1800 - 1930, A Ciência como Profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935) e Profissão Farmacêutica em São Paulo: prática científica, ensino e gênero, 1895-1917. A escolha das obras para compor as atividades da Editora durante a SNCT não foi por acaso. Os três livros dialogam diretamente com o tema geral do evento em 2022: "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".

Na terça-feira (18/10), a partir das 14h30, os autores Maria Rachel Fróes da Fonseca e Luiz Antônio Teixeira, ambos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), conversam a respeito da coletânea Espaços da Ciência no Brasil: 1800 - 1930. Ambos são autores de capítulos publicados no livro, que foi lançado em 2001 e é um dos clássicos da coleção História e Saúde.

Esgotado há anos no formato físico, o volume foi disponibilizado este ano em acesso aberto pela plataforma SciELO Livros. Dessa forma, todos podem fazer download gratuito da obra, que é resultado de extensa pesquisa que valoriza a historiografia da ciência no país, discutindo o papel das instituições que abrigaram práticas científicas desde o período colonial. No livro, Fróes aborda a trajetória da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro no século XIX, enquanto Teixeira repensa a história do Instituto Butantan.

➡️ Clique aqui para baixar o e-book Espaços da Ciência no Brasil       

Já na quarta-feira (19/10), também às 14h30, o bate-papo será com Dominichi Miranda de Sá (pesquisadora da COC/Fiocruz), autora de A Ciência como Profissão, e Isabella Bonaventura, doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo - USP, autora de Profissão Farmacêutica em São Paulo. A primeira obra foi publicada em 2006 e também está disponível para download gratuito - em formato digital - no SciELO Livros. O título aborda o processo de especialização da atividade intelectual no Brasil durante as três primeiras décadas do século XIX, ao mesmo tempo em que analisa a emergência da figura do cientista ao longo desse processo.

Já Profissão Farmacêutica... foi lançado em 2020, analisando a importância e o espaço ocupado pelas mulheres na institucionalização da profissão farmacêutica, no início do século XX, e ressalta também o marco da fundação da Escola de Farmácia de São Paulo (hoje integrada à USP), com forte presença feminina para a época.

➡️ Clique aqui para baixar o e-book A Ciência como Profissão

➡️ Clique aqui para adquirir o livro Profissão Farmacêutica em São Paulo

Os dois eventos são gratuitos, abertos à comunidade, e acontecerão no foyer do Espaço de Atividades SNCT 2022 - Campus Manguinhos.  

Sobre a SNCT 2022
Em homenagem aos 200 anos da Declaração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, o tema do evento deste ano, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), será "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento coordenado pelo MCTI, desde 2004, com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.

A Fiocruz participa da Semana Nacional desde a sua criação, sempre buscando essa mobilização junto às comunidades parceiras das diferentes sedes da instituição. “A SNCT existe para isso, para irmos ao encontro da população, para falar de ciência e tecnologia com todos, para todos”, lembra Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic) da Fiocruz e diretora da Editora Fiocruz. 

➡️ Acesse o site da Fiocruz na SNCT 2022 e confira a programação completa: snct.fiocruz.br       

EDITORA FIOCRUZ - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz 
Local: Foyer - Espaço de Atividades SNCT  
Endereço: Campus Manguinhos, Avenida Brasil, 4.365 (Rio de Janeiro - RJ)  

DATAS E ATIVIDADES

18/10 (terça-feira)
Bate-papo com autores
Autores: Maria Rachel Fróes e Luiz Antônio Teixeira 
Livros: Espaços da Ciência no Brasil: 1800-1930
Horário: 14h30 às 16h30

19/10 (quarta-feira) 
Bate-papo com autoras
Autoras: Dominichi Miranda de Sá e Isabella Bonaventura
Livros: A Ciência como Profissão e Profissão Farmacêutica em São Paulo
Horário: 14h30 às 16h30

Voltar ao topoVoltar