Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Editora Fiocruz participa de feira virtual de livros em simpósio sobre saúde pública

Feira Virtual Simpósio Saúde Pública

21/07/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz, com informações da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)

Compartilhar:

Em mais uma iniciativa para ampliar a circulação de livros e o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde em meio à emergência sanitária do novo coronavírus, a Editora Fiocruz participa, nos dias 22, 23 e 24 de julho, da Feira Virtual da Abeu: Saúde Pública. O evento on-line é promovido pela Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (Abeu) como parte da programação do I Simpósio pela Saúde Pública. Com o tema "saúde é democracia e democracia é saúde", o simpósio é organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Sir Alexander Fleming (Casaf) e pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

A feira virtual é mais uma realização da campanha O livro nos aproxima, também liderada pela Abeu e com apoio de suas associadas nas redes sociais. Assim como a 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, realizada de 1º a 10 de julho, a iniciativa foi pensada para estimular a comercialização de livros em um momento em que o setor sente os impactos econômicos da crise gerada pela pandemia. A página www.feirabeu.com.br funciona como uma vitrine digital para as editoras anunciarem as obras que estão comercializando. Ao selecionar um livro, o leitor será direcionado ao site da editora ou livraria que comercializa o título e pode finalizar a compra. 

Com 30% de desconto nos exemplares impressos, a Editora Fiocruz participa da feira virtual com 50 livros de seu catálogo, sendo que 10 deles estão disponíveis em versão e-book para download gratuito. As obras incluem temas presentes nos debates relacionados à especialidade da Fiocruz: a saúde pública. São assuntos que dialogam com as temáticas mais urgentes sobre a Covid-19: história da saúde, epidemias, saúde global, políticas públicas, saúde indígena, além da importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Volumes recém-lançados pela Editora, em maio e junho de 2020, também fazem parte da lista promocional do evento. 

➡️ Clique aqui para conferir a lista completa de livros da Editora Fiocruz na feira virtual. 

Sorteio de livros
Após o evento, no dia 25 de julho, três títulos da Editora serão sorteados pela organização do Simpósio: Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde⁣⁣⁣⁣; SUS: o desafio de ser único⁣⁣⁣⁣ e A Formação Ética dos Médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos⁣⁣⁣⁣. O sorteio será realizado em uma live no Instagram; as informações sobre as regras podem ser conferidas aqui. Para participar, é necessário também seguir a página da Editora Fiocruz na rede social: @editorafiocruz

Autores e conselheiro da Editora Fiocruz na programação
Além da feira virtual, a programação do Simpósio conta com palestras de alguns dos autores da Editora Fiocruz, incluindo um dos membros de seu Conselho Editorial. Em 22 de julho, primeiro dia do evento, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão faz, às 18h30, a apresentação "Panorama histórico-político do SUS: a construção de um sistema de saúde universal". O médico sanitarista e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz é coorganizador das obras Medicamentos no Brasil: inovação e acessoVacinas, Soros e Imunizações no Brasil. Recentemente, Temporão participou de evento on-line promovido pela Editora Fiocruz: a roda de conversa Tabagismo em Tempos de Pandemia, que integrou a agenda cultural da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias.      

No dia 24 de julho, o conselheiro Kenneth Rochel de Camargo Jr. ministra, às 18h, o painel "Anticientificismo, negacionismo e movimento antivacina". Professor titular do Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj, o pesquisador é um dos organizadores do livro Por uma Filosofia Empírica da Atenção à Saúde: olhares sobre o campo biomédico. Em seguida, às 19h, Naomar de Almeida Filho fala sobre o tema "Saúde coletiva no Brasil hoje: desafios e perspectivas durante a pandemia". O professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) é autor de O Que É Saúde, um dos títulos mais procurados da coleção Temas em Saúde da Editora Fiocruz.

Com inscrições (já encerradas) gratuitas e inteiramente on-line, o I Simpósio pela Saúde Pública será transmitido pelo canal do YouTube do Centro Acadêmico de Medicina (Casaf) da Uerj. Acesse aqui e acompanhe as informações sobre o evento nas páginas do Instagram @casafuerj@lamfacuerj.

Voltar ao topoVoltar