Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Editora Fiocruz marca presença em encontro anual de Ciências Sociais

Lançamento no Encontro Anual Anpocs

18/10/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Com estande de livros, lançamento e painel de debates, a Editora Fiocruz marca presença em mais uma edição do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). O evento acontece de 21 a 25 de outubro, na cidade de Caxambu, em Minas Gerais. 

Além da já tradicional participação com o estande de livros, que estarão com 20% de desconto durante o evento, um dos mais recentes títulos da Editora fez parte do lançamento coletivo de livros e revistas que integra a programação. Judicialização de Políticas Públicas no Brasil, organizado por Vanessa Elias de Oliveira, foi lançado no dia 21 de outubro (segunda-feira), às 22h, logo após a abertura oficial do encontro, que está em sua 43ª edição.    
 
Em meio às discussões mais atuais do cenário sociopolítico nacional, o livro levanta debates e contribuições para "a compreensão dos processos pelos quais nosso sistema de justiça tornou-se um protagonista da política e das políticas, bem como de seus impactos sobre uma gama variada de direitos individuais e coletivos", afirma a professora titular de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), Marta Arretche.   

O título reúne 12 artigos de juristas e especialistas nos campos de Ciências Sociais, Ciência Política e Direito, dialogando sobre temas como as bases institucionais dos processos de judicialização das políticas públicas no país, além de casos e desafios ligados à judicialização, englobando o direito à saúde e à moradia, questões de política habitacional e preservação ambiental, renda, assistência social, aborto, educação, igualdade de gênero e união homoafetiva. 

No time de renomados pesquisadores que compõem os estudos apresentados no livro estão, entre outros, Conrado Hübner Mendes, professor da Faculdade de Direito da USP, Fabiana Luci de Oliveira, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Rogério Arantes, docente no Departamento de Ciência Política da USP, e Luciana Gross Cunha, professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). A organizadora Vanessa Elias de Oliveira, que participará da sessão de autógrafos durante o encontro, é doutora em Ciência Política pela USP e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (PGPP/UFABC).      

O lançamento coletivo ocorreu no espaço de exposições do Hotel Glória, local que sedia o evento. Os autores lançaram seus títulos das 22h às 23h30, logo após a cerimônia de abertura oficial, no auditório.

Debate sobre livros acadêmicos 
A Editora Fiocruz também esteve representada na programação do evento durante o debate Qual o lugar do livro acadêmico nas ciências sociais brasileiras?. Coordenada por Gilberto Hochman, editor científico da Editora, a mesa discutiu, no dia 22 de outubro (terça-feira), o lugar do livro acadêmico nas ciências sociais brasileiras. 

A partir da apresentação de cientistas sociais que também atuam em editoras universitárias, o painel abordou temas como o público do livro acadêmico, os processos editoriais, o papel do livro autoral e das coletâneas, os desafios digitais, as métricas do livro e os mecanismos de avaliação. Com um lugar de destaque histórico nas ciências humanas, o livro acadêmico tem sido desafiado, especialmente no Brasil, pela grande valorização nos processos avaliativos – individuais, institucionais e da pós-graduação – de artigos em periódicos científicos. 

Além de Hochman, que é também pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), participaram do debate Daniela Alves, ex-diretora da Editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Cynthia Sarti, da Editora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Michel Misse, ex-diretor da Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Para mais informações sobre o 43º Encontro Anual da Anpocs, acesse: http://anpocs.com/index.php/43-encontro-anual-2019.   

43º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)
Período: 21 a 25 de outubro 
Local: Hotel Glória (Avenida Camilo Soares, 590, Caxambu – MG)

Estande da Editora Fiocruz 
Desconto de 20% nos livros 
Durante todo o evento

Lançamento do livro Judicialização de Políticas Públicas no Brasil 
Participante: Vanessa Elias de Oliveira (organizadora)
Data: 21 de outubro (segunda-feira)
Horário: 22h  
Local: Espaço de exposições – Hotel Glória 

Mesa: Qual o lugar do livro acadêmico nas ciências sociais brasileiras?
Participantes: Cynthia Sarti (Unifesp), Daniela Alves (UFV), Gilberto Hochman (Editora Fiocruz) e Michel Misse (UFRJ)
Data: 22 de outubro (terça)
Horário: 15h às 17h 
Local: Sala 8 – Hotel Glória  

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar