09/08/2005
Editora Fiocruz lança 15 títulos no Planetário da Cidade
A editora Fiocruz está lançando 15 livros em temas variados como saúde pública, história e programas sociais. As coleções História e Saúde e Saúde dos Povos Indígenas estão entre os católogos que ganharam novos títulos.
A coleção História e Saúde está ganhando três novas obras. A Hora da Eugenia: raça, gênero e nação na América Latina, de Nancy Leys Stepan; As pestes do século XX: tuberculose e aids no Brasil, uma história comparada, de Dilene Raimundo do Nascimento e Textos hipocráticos: o doente, o médico e a doença, de Henrique F. Cairus e Wilson A Ribeiro Jr.
Bioética e Saúde: novos tempos para mulheres e crianças? com a organização de Marlene Braz e Fermin Roland Schramm é o novo título da coleção Criança, Mulher e Saúde. Heloísa Pagliaro, Marta Maria Azevedo e Ricardo Ventura Santos são os organizadores de Demografia dos povos indígenas no Brasil, que faz parte da coleção Saúde dos Povos Indígenas. Urgências e Emergências em Saúde: perspectivas de profissionais e usuários, de Armelle Giglio-Jacquemot, pertence a coleção Antropologia e Saúde.
Marília Sá Carvalho, Valeska Lima Andreozzi, Claudia Torres Codeço, Maria Tereza Serrano Barbosa e Silvia Emiko Shimakura são os autores de Análise de sobrevida: teoria e aplicações em saúde. E Clementino Fraga lança Vida e obra de Oswaldo Cruz.
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio lança Textos de apoio em políticas de saúde, que pertence a série Trabalho e Formação em Saúde. Avaliação por Triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais tem a organização de Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Edinilsa Ramos de Souza.
Zulmira Maria de Araújo Hartz e Ligia Maria Vieira da Silva assinam a organização de Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde com co-edição com a Edufba. Maria Valéria Costa Correia é autora de Desafios para o Controle Social: subsídios para capacitação de conselheiros de saúde.
Nísia Trindade Lima, Silvia Gerschman, Flavio Coelho Edler e Julio Manuel Suárez assinam como organizadores da obra Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS , lançamento em co-edição com a OPS/OMS. Avessos do Prazer: drogas, aids e direitos humanos tem organização de Gilberta Acserald. Maria Cecília de Souza Minayo e Carlos E. A. Coimbra Jr. são os organizadores de Críticas e Atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina.