Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Edição especial do "Sexta de Conversa" apresenta editais em inovação

Foto da gravaçao do programa Sexta de Conversa

18/07/2018

Por: Kath Lousada/VPPCB

Compartilhar:

No dia 13 de junho, na Tenda da Ciência, a edição Sexta de Conversa com Nísia Trindade Lima aconteceu em novo formato para o lançamento dos editais do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, Inova Fiocruz, que objetiva incentivar a transferência do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fiocruz para a sociedade.

Por meio das Vice-Presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), a Presidência lançou o Programa durante as comemorações do aniversário da Fiocruz em maio deste ano. O Programa Inova Fiocruz será realizado em três eixos principais: Ideias Inovadoras; Geração de Conhecimento; e Produtos Inovadores.

Os recursos financeiros para o lançamento destes editais estão assegurados por um fundo mantido pela Fiocruz - resultado de uma decisão do Conselho Deliberativo em manter um fundo para iniciativas desta finalidade, uma tradição da instituição – somado a um acréscimo oriundo de um termo de execução do Ministério da Saúde para atividades de inovação na Fiocruz.

As submissões para os editais do Inova Fiocruz estão abertas a todos os servidores, de todas as áreas do conhecimento. A avaliação será baseada exclusivamente na qualidade da proposta, sendo estimulada a integração entre as unidades da Fiocruz.

Em Ideias Inovadoras, o objetivo é estimular a criatividade e a originalidade científico-tecnológica e fomentar o desenvolvimento de novas soluções para favorecer a inovação em saúde e a diversidade de conhecimento. Neste eixo, não é necessário ter título de doutor. A 1ª etapa é até o dia 02 de agosto de 2018.

Para o eixo Geração de Conhecimento, o apoio será a projetos de pesquisa de doutores que buscam contribuir de forma decisiva para a compreensão de questões críticas e relevantes, priorizando lacunas de conhecimento que representam entraves importantes para a Saúde Pública. Há ainda o edital Geração de Conhecimento - Novos Talentos voltado para todos os servidores da Fiocruz em função de pesquisa com título de doutor obtido após 1º de janeiro de 2012. Prazo para submissão: 20 de agosto de 2018

Em fluxo contínuo, as submissões para Produtos Inovadores devem ter como foco projetos que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, com possibilidades concretas de geração de produtos para a sociedade, em todas as áreas de atuação da Fiocruz.

Confira a página do Programa Inova Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/programa-inova-fiocruz

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar