Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Edição do Boletim de História da Saúde está disponível


05/02/2007

Compartilhar:

Edição do Boletim de História da Saúde e da Medicina está disponível

Já está disponível a edição de fevereiro do Boletim Eletrônico de História da Saúde e da Medicina da Casa de Oswaldo Cruz  (COC). Confira os destaques:

Boletim Bibliográfico da Biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz - Recursos críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos humanos para a saúde (1975-1988).
Livro produzido por Fernando Antonio Pires-Alves e Carlos Henrique Assunção Paiva, pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. O Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde contribui de forma decisiva para as idéias e o desenvolvimento da Reforma Sanitária no Brasil. Com sua criação em 1976, a abordagem dos recursos humanos pode progressivamente se constituir como domínio de práticas sociais e políticas públicas. Este é o tema de Recursos Críticos, uma edição também pioneira que traz a público o resultado de pesquisa histórica da melhor qualidade voltada para a análise da cooperação Opas – Brasil. Trata-se também de convite à realização de novos estudos sobre as interfaces nacionais, a partir da noção chave de arenas ou espaços de negociação.

Eventos - 8º Encontro de História e Saúde - “História e Memória da Ciência e da Saúde: Balanço e Perspectivas” -
Desde 1986, o Encontro de História e Saúde reúne historiadores, cientistas sociais e profissionais da área médica. Em maio de 2007, quando a Casa de Oswaldo Cruz encerra as comemorações de 20 anos da unidade, o Encontro apresenta um balanço e as novas perspectivas para os seguintes campos de estudo: História das ciências biomédicas e da saúde pública; Instituições médicas; Políticas públicas de saúde; Metodologias de documentação e de informação em saúde; Divulgação em ciência; Preservação do patrimônio histórico e institucional da saúde.

Publicações Eletrônicas - História, Ciências, Saúde Manguinhos. Confira o novo número da Revista: volume 13, número 4, Outubro-Dezembro/2006.

 


 


 

Voltar ao topoVoltar