09/01/2020
Fonte: Informe ENSP
A reportagem de capa da primeira revista Radis de 2020 (nº 208, janeiro de 2020) relata a incursão de pesquisadores à Amazônia para avaliação das intervenções realizadas intencionando alcançar a meta mundial da eliminação do tracoma (doença infecciosa que causa cegueira). Relacionada à desigualdade social, trata-se de um problema de saúde pública, sendo considerada, por organizações internacionais, uma doença negligenciada pela ausência de investimentos da indústria farmacêutica e desenvolvimento de técnicas de detecção, diagnóstico e pesquisas.
A Radis também apresenta os desdobramentos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). De acordo com a reportagem, além do consumo exagerado de sal, as informações recentes avaliam a prevalência de insuficiência renal (em torno de 6,7% na população) e de anemia entre adultos e idosos (cerca de 9,86%), alertam para o aumento da diabetes mellitus e o alto consumo de medicamentos para hipertensão arterial e diabetes entre a população brasileira e indicam os reflexos das desigualdades social no acesso à saúde bucal e na alimentação no país.
Leia reportagens sobre os documentários, disponíveis no catálogo da VideoSaúde Distribuidora, que discutem a presença das mulheres no mundo da ciência e mostram mecanismos sutis que atrapalham a chegada delas ao topo das carreiras, e o relato de um dos 78 estudantes selecionados para atuarem como deputados por cinco dias.
Confira, ainda, notícias a respeito da regulamentação de produtos à base de maconha para fins medicinais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cartilha que debate a prevenção da violência em Manguinhos e muito mais nas seções Voz do Leitor, Súmula, Serviço e Pós-tudo.
Acesse na íntegra a edição 208 da revista Radis (janeiro de 2020).
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz