Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dossiê Temático: Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência


25/04/2022

Coordenação de Divulgação Científica/Vpeic

Compartilhar:

Faça o download gratuito da publicação aqui.

A Coordenação de Divulgação Científica, vinculada à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (Vpeic), lançou nesta terça-feira, 26 de abril de 2022, a versão digital do Dossiê Temático Mulheres e Meninas na Ciência, que compõe o conjunto de ações da política interna de incentivo à maior participação de mulheres e meninas em um ambiente institucional cada vez mais diverso e plural.

A publicação reúne textos extraídos de vivências, depoimentos, entrevistas realizadas ao longo dos últimos quatro anos (2019-2022), e conta com a participação significativa de mulheres em espaços de liderança, pesquisa, educação e em áreas essenciais e estratégicas como a comunicação, a informação, a assistência e o planejamento e gestão em saúde.

Segundo as organizadoras, parte dos textos foi editada a partir de conferências, seminários e debates institucionais fundamentais para o avanço na consolidação do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, refletindo em boa medida as ações e os projetos em desenvolvimento na instituição:

Em 2019, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, passou a integrar o calendário de eventos da Fiocruz. No mesmo ano, foi criado o Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência com o objetivo de propor e coordenar ações de incentivo à participação delas na instituição. O dossiê se alinha ainda às diretrizes do Fórum de Divulgação Científica com foco na redução das iniquidades regionais brasileiras.

O lançamento ocorreu durante a reunião do Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência, nesta terça-feira, 26 de abril de 2022 e encontra-se disponível para o download no Portal Fiocruz e na página do Instagram do Programa Meninas e Mulheres.

Voltar ao topoVoltar