Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

‘Divulgação científica para democratizar o conhecimento’ é tema de seminário da COC


29/09/2022

Casa de Oswaldo Cruz (COC)

Compartilhar:

A professora Germana Fernandes Barata participa da série de seminários promovida pelo mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Com o título “Divulgação científica para democratizar o conhecimento”, a pesquisadora ministra sua palestra em 3 de outubro, às 14h, com transmissão pelo YouTube da COC. O evento faz parte da disciplina Tópicos Especiais - Seminários de Metodologia do mestrado da COC/Fiocruz.

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Germana defende o protagonismo da divulgação da ciência nas instituições de pesquisa para fomentar a cultura científica. Ela pretende abordar ainda a responsabilidade da academia em abraçar a divulgação científica, “como forma de democratizar o conhecimento como parte de suas atividades”, explica a coordenadora da Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp.

Na avaliação de Germana Fernandes Barata, a pandemia de Covid-19 fortaleceu a divulgação científica e a exposição de cientistas e divulgadores da ciência na sociedade. “Estes atores sociais cumpriram um papel chave para levar informação para a população, combater desinformação, incentivar políticas de saúde pública e influenciar mudanças em comportamentos sociais”, afirma.

Bolsista Produtividade do CNPq, a pesquisadora faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e do Comitê Científico da Rede Internacional Public Communication of Science and Technology (PCST). Germana coordena o braço brasileiro do Projeto Internacional VOICES, cuja sigla se refere ao "Valor do acesso aberto para inclusão, comunicação e engajamento pela ciência no mundo pós-pandemia", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Serviço
Título: ‘Divulgação científica para democratizar o conhecimento’
Palestrante: Germana Fernanda Barata (Unicamp) 
Data: 3/10
Horário: 14h
Transmissão: YouTube da Casa de Oswaldo Cruz

Voltar ao topoVoltar