Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Diálogos Saúde Amanhã: Reforma Tributária e seu Impacto nas Políticas Sociais e de Saúde


05/12/2023

Equipe Saúde Amanhã / Vinicius Ameixa

Compartilhar:

No próximo dia 11 de dezembro de 2023, das 10:00 às 12:00, um painel de especialistas se reunirá para debater as perspectivas e implicações da atual proposta de Reforma Tributária em curso no Brasil. O evento será transmitido ao vivo pela VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz, por meio do link https://youtube.com/live/4Q-X5jJbSQY.

A Reforma Tributária em discussão tem como objetivo simplificar o sistema tributário nacional, unificando impostos sobre bens e serviços. Entretanto, questões cruciais como isenções, abatimentos, alíquotas e revisões sobre impostos de renda e patrimônio ainda carecem de definições claras. O impacto imediato e de médio prazo na arrecadação também permanece incerto.

O foco dessas discussões recai sobre as implicações diretas dessa reforma para as políticas sociais e de saúde. Mesmo sem conhecer sua forma final, é essencial compreender os potenciais efeitos de curto, médio e longo prazo. O evento "Diálogos Saúde Amanhã" tem como objetivo promover essa discussão crucial.

Para esta edição, foram convidados especialistas de diferentes áreas para trazerem suas perspectivas:

  • Sulamis Dain, representante da Iniciativa Saúde Amanhã da Fiocruz;
  • Flavio Tonelli, Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados;
  • Francisco Funcia, Presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde;
  • Artur Monte Cardoso, Professor do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ.

O painel será apresentado por Paulo Gadelha, Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, enquanto a moderação ficará a cargo de José Noronha, coordenador adjunto da Iniciativa Saúde Amanhã da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar