05/08/2014
Em 5 de agosto celebra-se o Dia Nacional da Saúde, instituído em 1967 em homenagem à data do aniversário de Oswaldo Cruz. Desde a criação da data comemorativa até hoje, vários aspectos relativos à saúde individual e coletiva se transformaram no Brasil e no mundo.
O conceito de saúde, por exemplo, se transformou e atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Os fatores de doença também se tornaram mais amplos, com as considerações a respeito dos determinantes econômicos e sociais da saúde. A partir desse conceito, analisa-se não só aspectos biológicos individuais, mas também as condições de vida da pessoa e de sua comunidade como fatores de saúde ou enfermidade.
No Brasil, entre tantos avanços científicos e tecnológicos na área, uma conquista da sociedade foi a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Constituição Federal de 1988, na qual se estabeleceu que "a saúde é direito de todos e dever do Estado".
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web