Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia Nacional da Saúde, criado em homenagem a Oswaldo Cruz, é oportunidade para reflexão


05/08/2014

Compartilhar:

Em 5 de agosto celebra-se o Dia Nacional da Saúde, instituído em 1967 em homenagem à data do aniversário de Oswaldo Cruz. Desde a criação da data comemorativa até hoje, vários aspectos relativos à saúde individual e coletiva se transformaram no Brasil e no mundo.

O conceito de saúde, por exemplo, se transformou e atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

Os fatores de doença também se tornaram mais amplos, com as considerações a respeito dos determinantes econômicos e sociais da saúde. A partir desse conceito, analisa-se não só aspectos biológicos individuais, mas também as condições de vida da pessoa e de sua comunidade como fatores de saúde ou enfermidade.

No Brasil, entre tantos avanços científicos e tecnológicos na área, uma conquista da sociedade foi a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Constituição Federal de 1988, na qual se estabeleceu que "a saúde é direito de todos e dever do Estado".

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar