Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia Mundial da Água: Fiocruz Mata Atlântica promove evento na Colônia Juliano Moreira (22/3)


21/03/2023

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) visa conscientizar o mundo para a importância da água potável e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos. Nesse contexto, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA), em parceria com o Projeto ARÁ, promove o evento Nas águas da Mata Atlântica (22/3). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da água para a saúde, especialmente a sustentabilidade dos recursos híbridos pertencentes a Floresta do Maciço da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo. "É preciso observar as várias formas de preservação para diminuir o risco de escassez do abastecimento de água, garantindo o cuidado dessa água para que o seu consumo seja saudável", explica Leila Bastos, do Escritório de Saúde Urbana da FMA.  

O evento apresenta programação intensa. Pela manhã, os participantes seguirão para a Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica que é uma atividade de interpretação de trilhas ecológicas em um ambiente de floresta. “O objetivo principal da Trilha é despertar os visitantes para a importância da conservação desse espaço, oferecendo informações relevantes que suscitem a curiosidade e troca de saberes”, explica Lúcia Santana, do Escritório de Saúde Ambiental da FMA e responsável pela Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica.  

Na parte da tarde, os participantes, após um almoço agroecológico no campus, irão ao auditório para o Cine Clube Água com a mostra de dois filmes selecionados pela equipe da FMA. O primeiro, É rio ou valão? (uma produção do Observatório da Sub-Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha com financiamento Capes e Agência Nacional de Água e distribuição VideoSaúde Fiocruz), é um documentário que aborda as condições que populações (servidas pelas Sub-bacias da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro) encontram na água para uso. O segundo, Água?, é um curta metragem do Programa Água Brasil, iniciativa do Banco do Brasil em parceria com a organização ambientalista WWWF-Brasil, Fundação Banco do Brasil e Agência Nacional de Águas pela conservação da água. Após a mostra do Cine Clube Água, ocorre uma roda de conversa para discutir a conservação da água no território.  

Além dessa programação, no pátio da FMA teremos expostas tecnologias sociais, como o Sistema de Alagados construídos (SACs), uma solução sustentável para o saneamento; o Minuto água; o dispensador de cloro para tratamento de água quando não há acesso ao tratamento convencional; e a Coleta Seletiva com as soluções para o princípio dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.  

O encontro Nas Águas da Mata Atlântica tem como proposito contribuir com as ações de mobilização social para o uso sustentável da água do território que já acontece há vários anos com facilitação do Núcleo de Convívio da FMA. “Em 2016, a partir de reuniões com moradores foi definida uma comissão para discutir os problemas e soluções para o reservatório da cachoeira que abastece algumas comunidades do entorno, além da realização de orientações sobre o tratamento da água para o consumo. Em 2022, foi criado na FMA o Grupo de Trabalho Água (GT Água) para levantar experiências de gestão compartilhada do uso da água de reservatórios naturais e definir estratégias para o período do verão, evitando o seu uso para banho. Este encontro do  Dia Mundial da Água, contribui no sentido de colocar essa questão em evidência, ampliando o debate sobre o uso sustentável da água e sua importância para a qualidade de vida e a determinação social da saúde”, finaliza Flávia Soares, do Núcleo de Convívio da FMA.  

Voltar ao topoVoltar