Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Desigualdade social no acesso à saúde é tema de evento internacional


13/02/2006

Compartilhar:

Evento internacional reúne especialistas para discutir desigualdade social no acesso à saúde 

O evento internacional Equitable Access to Health Care and Infectious Disease Control: Concepts, Measurement and Interventions An International Symposium reuniu especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e de vários países no Hotel Excelsior, em Copacabana. A abertura do simpósio, no dia 13 de fevereiro, contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Buss, da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Maria do Carmo Leal, e do médico e pesquisador Carlos Morel, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), entre outros. A desigualdade social no acesso aos serviços de saúde é o principal tema do encontro que vai até o dia 15 de fevereiro.

"O tema é extremamente importante principalmente por causa do aumento das doenças infecciosas. Ao contrário da década de 60, quando pouco a pouco pretendíamos acabar com várias epidemias, contamos hoje com doenças emergentes e reemergentes. Citaria a gripe aviária como um fenômeno preocupante dos nossos dias. O Simpósio trata da saúde como um todo e recomenda que os países reformulem seus sistemas, tornando-os acessíveis e eqüitativos na luta pela promoção da saúde", observa Paulo Buss. O presidente da Fiocruz destaca ainda que a Comissão Nacional de Determinantes Sociais, que será lançada  no dia 15 de março, pretende ampliar as discussões sobre o conhecimento de políticas de saúde.

Maria do Carmo Leal afirma que o encontro é uma oportunidade para aprofundar as discussões sobre determinantes sociais. "Podemos refletir sobre os modelos para se pensar as doenças infecciosas com a complexidade que o tema exige. O fato do encontro acontecer no Brasil coloca o nosso país como o protagonista de relações prolíferas com instituições do mundo inteiro", destaca a vice-presidente de Ensino.

Equitable Access to Health Care and Infectious Disease Control: Concepts, Measurement and Interventions An International Symposium foi organizado pela pesquisadora do Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict) da Fiocruz, Claudia Travassos, e reúne representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Organização das Nações Unidas (ONU), além de pesquisadores do Brasil. O encontro é financiado pelo TDR (Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais), da OMS.

Voltar ao topoVoltar