27/04/2007
Debate aborda a visão dos brasileiros sobre a ciência
Os resultados da Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência serão debatidos na quarta-feira, dia 2 de maio, às 14h, no auditório do Museu da Vida. O diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia/Secis/MCT, Ildeu de Castro Moreira, e os pesquisadores Luisa Massarani, da Fiocruz, e Yurij Castelfranchi, do Labjor/Unicamp participarão da mesa. O evento será gratuito sem inscrição prévia.
O estudo apontou que os temas ligados à ciência e à tecnologia têm 41% da preferência ("muito interesse") do público, perdendo para medicina e saúde (60%), meio ambiente (58%), religião (57%), economia (51%) e esportes (47%). A ciência ficou à frente da política, que não passou dos 20%.
A Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência foi realizada com entrevistas domiciliares e pessoais entre os dias 25 de novembro e 9 de dezembro de 2006. A amostra avaliada foi de 2.004 pessoas em diversos municípios do país, selecionadas com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O público selecionado foi composto por 50% de mulheres e 50% de homens com idade média de 36 anos e renda mensal média de R$ 952,29.
Informações pelo e-mail cestudos@fiocruz.br
Confira os resultados da Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência