Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Curta Biodiversidade ganha novo site e muitas novidades


18/03/2022

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

O site Curta Biodiversidade ganhou novo visual e trouxe várias novidades. Reformulado com recursos da Faperj e fruto do projeto Ecologia, História e Saúde: o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais sobre a biodiversidade brasileira para instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro, o portal apresenta agora informações e vídeos relacionados a três séries de TV, um laboratório de criação de conteúdos audiovisuais sobre a biodiversidade, notícias, um catálogo de espécies e muito mais.

Com três temporadas lançadas e uma quarta prevista para o primeiro semestre de 2023, Parques do Brasil é destaque de audiência na TV Brasil e tem milhões de visualizações no YouTube. A série apresenta histórias sobre a fauna e a flora, os processos ecológicos, os serviços ecossistêmicos e o patrimônio histórico e cultural das unidades de conservação brasileiras.  

Desenvolvido a partir do Laboratório de Produção e Criação de Conteúdos Audiovisuais sobre a Biodiversidade e com o suporte do Serviço de Tecnologias da Informação (STI) da Casa de Oswaldo Cruz, o site conta com uma equipe de colaboradores multidisciplinar e interinstitucional de pesquisadores, tecnologistas, técnicos e artistas que utilizam o audiovisual e a imagem como instrumento de educação, de divulgação científica e de expressão artística sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros.

Apresentando majoritariamente materiais exclusivos e autorais, o portal traz na sua página principal a possibilidade de acessar todos os conteúdos do site. São quatro menus principais: Séries de TV, Megabiodiversidade, Laboratório Audiovisual e Antropoceno. 
  
Através do menu Séries de TV, o internauta poderá conhecer as três séries de TV e web que atualmente são produzidas no âmbito do Convênio de Cooperação Técnica entre a Empresa Brasil de Comunicação – EBC e a Casa de Oswaldo Cruz e do Acordo de Cooperação Técnica entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São elas: Parques do Brasil, Nos Caminhos dos Viajantes e Antropoceno: Ecologia, História e Saúde. 

Novidades para o público

Nos Caminhos dos Viajantes, atualmente em produção, tem previsão de estreia para o final de 2022. A primeira temporada da série tem cinco episódios, onde uma equipe irá percorrer as mesmas rotas que os viajantes naturalistas dos séculos 18 e 19, revelando práticas científicas e comparando as experiências de campo daquela época com agora, tendo como destaque as transformações ambientais que ocorreram nesses duzentos anos. 

Antropoceno: Ecologia, História e Saúde, também está na fase de produção e com data prevista de estreia para meados de 2023. Antropoceno apresentará os parâmetros que definem esse novo período de crises sistemáticas, de rompimento dos limites de todos os sistemas naturais da Terra, revelando o trabalho de cientistas que estudam e identificam as mudanças que estão em curso e de que maneira elas irão afetar o clima, a biodiversidade, a saúde e a qualidade de vida. Destacando a importância da biodiversidade para a manutenção da vida no planeta, a série vai apresentar novas pesquisas sobre a possibilidade de o ecossistema global estar se aproximando de um ponto crítico, com a desestabilização do clima e dos sistemas biológicos que sustentam a vida. A série traz ainda a história do desenvolvimento das ciências naturais no Brasil. 
  
O menu Megabiodiversidade é um catálogo com as espécies registradas pelo Laboratório e pelas séries de TV vinculadas. Através dele o internauta terá acesso a seis submenus: Mamíferos; Aves; Anfíbios, Répteis e Peixes; Invertebrados; Plantas e Outros (no caso, aqui entrarão espécies que não são dos reinos Animalia e Plantae). Cada espécie registrada possui uma ficha catalográfica com várias informações, além de vídeos e publicações relacionadas. Até o presente momento, registramos mais de quinhentas espécies, que aos poucos estarão disponíveis no site. 
  
Outro menu é o Laboratório Audiovisual. Com o estabelecimento do projeto Faperj, as produções do Convênio e do Acordo da Casa de Oswaldo Cruz com o Empresa Brasil de Comunicação e o ICMBio passam a ser desenvolvidas e produzidas a partir do Laboratório de Produção e Criação de Conteúdos Audiovisuais sobre a Biodiversidade, um espaço virtual colaborativo interinstitucional com pesquisadores da Fiocruz, EBC, do ICMBio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Federal do Rio de Janeiro e Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nesse espaço o internauta terá acesso às principais atividades relacionadas ao Laboratório como o desenvolvimento de projetos, formatos, expedições, webinários, artigos, publicações e informações sobre os colaboradores. 
  
O menu Antropoceno vai apresentar conteúdos específicos relacionados ao projeto Faperj, trazendo vídeos, entrevistas, e-books e podcasts sobre Saúde e Meio Ambiente, Ecologia e História das Ciências. 
  
Com o lançamento do portal Curta Biodiversidade, pretende-se desenvolver um processo interativo constante através das Redes Sociais, conectando o mundo da ciência com diferentes públicos.

Voltar ao topoVoltar