Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cuidado com embalagens previne acidentes


13/06/2008

Compartilhar:

Cuidado com embalagens previne acidentes

A falta de segurança de embalagens de medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, inseticidas e outros produtos é um dos principais fatores para a ocorrência de intoxicação em crianças de até cinco anos. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fiocruz, os medicamentos são os que mais causam vítimas, afetando, em média, mais de 20 crianças por dia no Brasil.

Dos mais de 80 mil casos de intoxicação registrados em apenas um ano no Brasil, 25% envolvem crianças de até cinco anos. Para minimizar os riscos de acidentes domésticos, o Sinitox recomenda que se evite o estoque de medicamentos em casa após o término do tratamento, a má conservação e o consumo fora da validade. Os produtos consumidos dentro de casa devem ser mantidos em suas embalagens originais, para evitar confusões.

Em tramitação no Congresso Nacional, o projeto de Lei nº 4841-A/94 visa a adoção da Embalagem Especial de Proteção à Criança (EEPC) em medicamentos e produtos químicos de uso doméstico que apresentem potencial de risco à saúde. A embalagem deverá ser confeccionada para que seja significativamente difícil uma criança com menos de cinco anos de idade abri-la ou retirar uma quantidade tóxica ou perigosa do produto nela contida, em um período razoável de tempo e que não seja difícil sua abertura por um adulto.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias

Voltar ao topoVoltar