Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: a vacina continua sendo a melhor forma de proteção


21/08/2023

CCS

Compartilhar:

 

O último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no dia 17/8, referente à Semana Epidemiológica 32 (SE), do período de 6 a 12 de agosto, aponta para a manutenção de queda ou estabilização de casos positivos para SARS-CoV-2 (Covid-19) na maioria dos estados. Segundo o documento, o cenário no estado e na capital do Rio de Janeiro não sugere aumento, apenas pequenas oscilações. A análise do novo Boletim do InfoGripe tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) até o dia 14 de agosto.

Com relação à vigilância dos casos de Covid-19 de trabalhadores da Fiocruz, o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Cogepe) não teve registro positivo em agosto e teve apenas dois trabalhadores com diagnóstico positivo (RT-PCR) em junho. O FioSaúde registrou 13 casos positivos para Covid-19. Todos foram afastados do trabalho após o diagnóstico positivo. 

Vale destacar que o vírus SARS-CoV-2 continua circulando e surtos pontuais em pessoas que convivem em casa ou no trabalho podem ocorrer. Nesses casos, o mais importante é testar as pessoas com sintomas respiratórios e os contactantes, diagnosticar precocemente e isolar os positivos para que a transmissão seja interrompida. As principais medidas de proteção atualmente são a vacinação, o diagnóstico precoce e o isolamento de casos positivos.

Considerando os dados do cenário epidemiológico nacional e do Rio de Janeiro, bem como o número de casos positivos na Fiocruz, o uso de máscaras segue recomendado, nesse momento, apenas nos serviços de saúde, para pessoas com sintomas respiratórios ou para aquelas que apresentam maior risco de desenvolver quadros graves, quando em ambientes de aglomeração.

Confira se tomou todas as doses recomendadas para a sua faixa etária e compareça à sede do Nust (segundas, quartas e sextas, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h) para se manter em dia com a vacina. Lembre-se que a vacina ainda é a melhor maneira de se proteger contra as formas graves da doença.

Voltar ao topoVoltar