Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: seminário debate biossegurança e o cuidado de idosos

Enfermeiras atendendo uma pessoa idosa

30/07/2020

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizam um ciclo de seminários com o tema Sensibilização e capacitação em biossegurança no enfrentamento à Covid-19. Por meio de encontros virtuais, o evento busca trazer informações e discutir questões relevantes relacionadas a diferentes atividades no contexto da pandemia. Realizados por meio do convênio de cooperação técnica em biossegurança firmado entre as duas instituições, os seminários quinzenais vão ocorrer até o final de setembro.

Biossegurança e o cuidado de idosos será o tema do próximo encontro, no dia 3 de agosto. No seminário, a professora Mirian da Costa Lindolpho, doutora em enfermagem e coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso e Seu Cuidador (Casic/UFF), ministrará a palestra Idoso como principal grupo de risco de Covid-19. Já a professora Miriam Marinho Chrizostimo, doutora em ciência da educação e vice-coordenadora do Casic, abordará Aspectos instigantes no cuidado da pessoa idosa em tempos de pandemia. O debate será mediado pela professora Renata Frauches Medeiros, coordenadora da equipe de nutrição do Casic. Para participar é preciso realizar inscrição online. As vagas são limitadas. O seminário será transmitido das 17h às 19h pelo Google Meet.

As duas primeiras edições do ciclo debateram ‘Biossegurança e boas práticas na produção de refeições’ e ‘Biossegurança em biotérios’. Até fim de setembro, serão abordadas ainda questões ligadas às atividades em laboratórios de pesquisa, serviços como pet shops, salões de beleza e estúdios de tatuagem, atendimento médico veterinário e trabalho de campo.

Confira a programação:

03/08 - Biossegurança e o cuidado de idosos

17/08 - Biossegurança em laboratórios de pesquisa

31/08 - Biossegurança social (pet shop, salão de beleza e estúdios de tatuagem)

Data a confirmar - Biossegurança em ambiente de ensino

14/09 - Biossegurança no exercício do serviço médico veterinário

28/09 - Biossegurança em trabalho de campo

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar