Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: Fiocruz coordena testes clínicos da vacina Coronavac em Niterói


25/08/2020

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Butantan e a Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, iniciou nesta semana os testes clínicos da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. O ensaio clínico de fase 3, coordenado em todo o Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, avalia a eficácia e a segurança da vacina contra o novo coronavírus. 

O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz André Siqueira está coordenando os testes clínicos da vacina em Niterói. O recrutamento e o acompanhamento dos participantes estão sendo realizados na Policlínica Dr. Sérgio Arouca, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói. A expectativa é recrutar cerca de 850 voluntários.

Além de Rio de Janeiro e São Paulo, também participam do estudo centros de pesquisa de Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No total, 9 mil indivíduos devem participar do estudo no Brasil.

Voluntários

A participação é restrita a profissionais de saúde, que atuem diretamente no cuidado de pacientes infectados pela Covid-19 e cumpram os seguintes critérios: ter mais de 18 anos; não ter sido contaminado pelo novo coronavírus previamente; não participar de outros experimentos; não estar grávida ou ter intenção de engravidar nos próximos meses; não apresentar doenças crônicas não-controladas; e ter registro ativo no conselho profissional de seu ofício. 

O atendimento é realizado apenas com hora marcada. Os interessados devem enviar e-mail para vacinacovid19vitalbrasil@gmail.com com nome completo, telefone para contato, ocupação e instituição. Vale ressaltar que, posteriormente, será necessário apresentar registro profissional e crachá da instituição na qual trabalha. 

Os voluntários passarão por entrevista e avaliações médicas e, caso concordem com os termos do estudo, receberão duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo. Todos serão monitorados pela equipe de pesquisa por um ano para avaliação dos resultados de eficácia, bem como para verificar a existência ou não de possíveis reações adversas.

“Seguimos uma legislação de pesquisa clínica rigorosa, que assegura todos os direitos e a segurança dos participantes. Essas pessoas estão contribuindo para o avanço do conhecimento científico, com a perspectiva de que tenhamos uma vacina que possa ser aplicada ao público de forma ampla”, explica Siqueira. Todas as dúvidas dos interessados em participar do estudo serão esclarecidas durante a entrevista presencial. 

Parceria com Niterói 

A Fiocruz desenvolve diversos projetos de pesquisa em parceria com o município. Para André Siqueira, esse tipo de parceria entre instituições de pesquisa e órgãos de gestão, como a Fundação Municipal de Saúde de Niterói são essenciais para o avanço das pesquisas. “Nós avançamos melhor quando unimos a ciência com a gestão dos serviços públicos. Assim conseguimos fornecer ferramentas e insumos para a melhoria da vida da população”, finalizou o pesquisador.

Voltar ao topoVoltar