Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: editais buscam respostas inovadoras e rápidas


02/10/2020

Leonardo Azevedo (CCS/Fiocruz)

Compartilhar:

Atender às exigências impostas pela pandemia de Covid-19 e se antecipar às questões pós-pandemia são o foco de dois editais lançados em abril pelo Programa Inova Fiocruz. Os editais estão no eixo de atuação Encomenda Estratégica: um para a submissão de ideias e produtos inovadores relacionados à Covid-19; e o outro para projetos de geração de conhecimento para o enfrentamento da pandemia e para o período pós-pandemia.  

Ideias e Produtos Inovadores 

O objetivo do edital Ideias e Produtos Inovadores foi apoiar propostas com ações, decisões e respostas rápidas à pandemia, envolvendo diferentes grupos de pesquisa. O edital contemplou as áreas de diagnóstico, novos fármacos, avaliação e organização da assistência, prevenção e redução do contágio, vigilância, saúde do trabalhador e informação e comunicação em saúde. 

No total, 109 propostas foram homologadas. Dessas, 51 foram selecionadas, de diferentes unidades da Fiocruz. Um dos projetos que recebeu apoio foi o MonitoraCovid-19, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). A ferramenta on-line integra dados sobre o novo coronavírus no Brasil e no mundo. A partir de gráficos e mapas, o sistema permite acompanhar a pandemia e sua tendência ao longo do tempo, com dados nacionais e de outros países. A ferramenta é voltada à população em geral, assim como para pesquisadores, estudantes e gestores da saúde pública. O MonitoraCovid-19 integra o sistema de plataformas de monitoramento do Observatório Covid-19

Geração de conhecimento 

Já o edital Geração de Conhecimento - Enfrentamento da Pandemia e Pós-Pandemia selecionou propostas nas áreas definidas pela Fiocruz como prioritárias para a pandemia da Covid-19. O objetivo era entender a doença em seus diversos aspectos. A chamada contemplou diferentes áreas, como as da virologia e saúde, biologia de sistemas, pesquisa e ensaios clínicos, políticas públicas, gestão de ciência e tecnologia em Saúde, entre outras. 

A chamada recebeu 242 inscrições, em 15 áreas determinadas no edital. Foram selecionados 88 projetos, como a Rede de monitoramento genômico em tempo real: dinâmica evolutiva, de transmissão e dispersão espaço-temporal do Sars-CoV-2 em humanos e no ambiente, coordenado pela pesquisadora Marilda Siqueira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).  

Voltar ao topoVoltar