Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coordenação de Promoção participa de Oficina de Planejamento da Rede de Municípios Saudáveis e Sustentáveis


30/03/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Na manhã de ontem, 29/03/2022, o Núcleo Executivo da Rede Colaborativa de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis (MCCTSS) iniciou seu processo de planejamento para o biênio 2022/2023.

A partir das experiências existentes no país e da análise de conceitos e políticas públicas discutidas no 1º Seminário Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Desafios Atuais e Futuros, realizado em outubro de 2021, o Núcleo Executivo sistematizou a história do movimento e os desafios elencados e construiu uma proposta de estrutura de gestão para Rede Colaborativa. O documento – um Termo de Referência da Rede Colaborativa, foi debatido por representantes de associações municipalistas, de instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais dentre outros atores envolvidos com a promoção da equidade, da saúde e da sustentabilidade.

Os membros da Rede Colaborativa elogiaram a robustez do documento e apontaram a necessidade de ampliação da Rede, sustentabilidade econômica e maior capilaridade nas diversas regiões do país. Também se constituiu um grupo redator para consolidar as contribuições e avançar na estrutura de governança, no qual participarão o pesquisador Jorge Azevedo de Castro (ENSP/Fiocruz) e a coordenadora de Promoção da Saúde Adriana Castro (VPAAPS/Fiocruz).

Na segunda etapa da Oficina, realizada hoje, se sistematizou e consolidou o Plano de Ação da Rede Colaborativa, que tem como eixo prioritário: “Desenvolvimento de estratégias para mobilização e organização de uma Rede Brasileira de Municípios Saudáveis”, em que se busca organizar e investir em atividades de mobilização social para o processo de construção da Conferência Nacional de Saúde e revisão dos Planos Diretores das Cidades, de fortalecimento da articulação com a Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde e de formação e educação de trabalhadores e gestores na construção de MCCTSS.

Nos próximos meses os Grupos de Trabalho organizados na Oficina, irão concluir o Termo de Referência e desenhar ações, produtos e cronograma para o Plano de Ação.

Todo o material da Oficina ficará disponível no site: https://municipiossaudaveis.com.br/

Voltar ao topoVoltar