Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coordenação de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica realiza evento de abertura da RAIC


17/05/2019

Cristiane Boar e Kath Lousada | VPPCB

Compartilhar:

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), por meio da Coordenação de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic/ Pibiti), promoveu no dia 8 de maio a abertura da 27ª Edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da Fiocruz. 

O encontro reuniu cerca de 200 pessoas - bolsistas e orientadores das Unidades da Fiocruz - no Auditório Emmanuel Dias (Pavilhão Arthur Neiva, no Campus Manguinhos).  

A mesa de abertura foi formada pela coordenadora do Programa Pibic/Pibiti, Maria de Fátima Diniz Baptista, da coordenadora Geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Cristina Guilam, e do assessor da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, Carlos Eduardo Gault, representando o vice-presidente Rodrigo Correa, que falou aos presentes por web conferência. 

Os participantes ouviram também palestras que contaram a trajetória de duas egressas, que começaram a jornada acadêmica como bolsistas na Fiocruz e atualmente são pesquisadoras na instituição. Elaine Cruz Rosas, de Farmanguinhos participou da 1ª RAIC realizada na Fiocruz em 1993, quando estudava biomedicina. A segunda convidada, Renata Gracie Carrijo, foi bolsista Pibic em 2000 em um projeto de georreferenciamento e continua trabalhando com o registro de dados no Núcleo de geoprocessamento do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict).

A organização do evento aproveitou a abertura da RAIC para presentear com um livro da Editora Fiocruz os quatro bolsistas indicados ao 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 2019).  João Vítor Geisteira, Andressa de Lima Dias Carvalho, Larissa Machado Barão Freitas e Jeanne Machado de Santana aguardam o resultado do prêmio que acontece dia 24 de maio.

Para encerrar a programação, o pesquisador Igor Sacramento, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict) falou sobre os impactos das Fake News na saúde e como a sociedade é prejudicada pela falta de informação.

A Reunião Anual de Iniciação Científica acontece na Fiocruz entre os dias 8 de maio de 14 de junho, de acordo com o calendário de cada Unidade da Fioruz. O objetivo da reunião é proporcionar a avaliação de desempenho do bolsista no período em curso através da exposição e discussão de seus trabalhos. O resultado será divulgado no dia 23 de julho de 2019.

Chamada 2019-2020

Para o próximo período de concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica (2019-2020) serão avaliadas 638 solicitações realizadas por meio de edital interno. São 519 inscrições para Pibic e 119 para o Pibiti.

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas oferecerá mais 104 novas vagas, sendo 60 para o Pibic e 44 para o Pibiti.

 

 

Voltar ao topoVoltar