Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cooperação Social da Presidência da Fiocruz recebe Parlamento Juvenil


04/07/2022

Roberta Nunes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 28 de junho a Agenda Jovem Fiocruz, o projeto Tecendo Diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior (ambos vinculados a Cooperação Social/Presidência) e o Museu da Vida/COC, receberam cerca de 80 jovens e 20 professores na Fundação Oswaldo Cruz, integrantes do Parlamento Juvenil da Alerj para uma visita à instituição.

O Parlamento Juvenil tem como objetivo possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo. Criado em 1998 e revisado em 2015 o projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana os jovens experenciam atribuições de um deputado estadual e discutem projetos de lei de suas próprias autorias com a chance de tornar leis para a população fluminense. São Alunos do Ensino Médio de 92 municípios do estado que são eleitos em suas escolas e municípios para representá-los. 


    

 
Wanderson Nogueira, coordenador do Projeto, comenta a importância da visita desses jovens à Fiocruz, principalmente pós pandemia

Os visitantes chegaram pela manhã e foram recebidos por Gabriel Simões, servidor na Cooperação Social; Luciane Ferrareto, coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz e Taisa Falcão, bolsista do projeto Tecendo Diálogos e professora da rede estadual de educação do Rio de Janeiro e militante de pré-vestibular popular. Os três falaram um pouco sobre os projetos que são desenvolvidos para a juventude na Cooperação Social.  

Após apresentações foram abordados os temas relacionados à juventude, como a saúde e a importância do envolvimento das juventudes na defesa da saúde pública e a participação como protagonistas na luta pelos direitos e democracia. Luciane Ferrareto conversou com os jovens e interagiu sobre o que eles consideram como “ter saúde”, falando sobre a importância do SUS: "defender o SUS é defender um modelo de sociedade mais justa, mais equânime, solidária e democrática”. Na conversa abordou também sobre as condições das juventudes referente ao atual mercado de trabalho "o corpo jovem é um corpo explorado e que também adoece”, continuou Luciane, abordando a importância do bem-estar e da saúde para as juventudes. 

Taisa Falcão falou sobre a importância da educação pública de qualidade e apresentou o Fórum de pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro: “convido todos, todas e todes vocês a buscarem um pré-vestibular popular mais próximo e se inserir nessa militância, seja como estudantes ou como apoio, pois a educação popular é uma grande aliada da educação pública e tem contribuído ao longo de décadas para o ingresso da população periférica nas universidades públicas, que é onde devemos estar”, finaliza. Destacou ainda a oportunidade que que esses jovens estão tendo: "Esse espaço que vocês estão ocupando hoje no Parlamento Juvenil, espero que guardem para vida, pois será de grande aprendizado”.

Anna Carolina Santos, que também faz parte do Projeto Tecendo Diálogos complementou Taisa: "a educação popular muda vidas, a educação popular é transformadora”.

Os jovens seguiram para uma caminhada passando pelo Castelo Mourisco, visitaram a Exposição na Cavalariça “Vida e saúde: relações (in)visíveis”, e finalizaram no Parque da Ciência, a visitação foi guiada pelo Museu da Vida. 

“Essa edição do Parlamento Juvenil está sendo especial de muitas maneiras, principalmente pela possibilidade de fazermos as atividades presencialmente, após esse longo período de reclusão por conta da pandemia. E visitar a Fiocruz é emblemático, tanto pela história que ela carrega e pela ciência que produz, como por ser uma instituição de ação fundamental nesse momento do Brasil. A Fiocruz confirmou o seu compromisso de produzir a melhor ciência de que é capaz para ajudar o país no enfrentamento do coronavírus. Os jovens parlamentares ficaram extasiados, foi gratificante ver o resultado da visita na expressão e nos comentários de cada um. É importante que se estimule desde cedo esse envolvimento com a política e aqui, no Parlamento Juvenil eles experimentam o que é de fato viver a política, que vai além do plenário, além da produção de leis, pois envolve a articulação dos setores do estado das mais distintas áreas”, afirma Dani Monteiro, presidente do Parlamento Juvenil e a mais jovem deputada Estadual da atual legislatura. 

Para a Cooperação Social, que tem dentre seus eixos de atuação ações com juventudes a aproximação com o parlamento juvenil se faz estratégica, pois acredita que os jovens são atores fundamentais na transformação social. 

Voltar ao topoVoltar