14/10/2022
Nathalia Mendonça
Com o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza de 17 a 21 de outubro a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá presencialmente nas unidades nacionais da Fiocruz. Para integrar a programação do evento, a Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz divulga a lista de atividades, oficinas e debates temáticos promovidos pelos projetos. Confira a seguir:
Na próxima terça-feira (18), de 13h30 às 14h30, as atividades do órgão se iniciam com o debate “Promoção da Saúde em Territórios Urbanos: debatendo a saúde nas favelas cariocas”, que induz à reflexão em torno do viver saudável nas favelas cariocas. Será exibido o filme “Herança Social” (2016), produzido pela Vídeo Saúde e Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). A atividade é promovida pelo Projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos. De 15h30 às 16h30, acontece o Bate-papo “Diálogo sobre as questões ambientais urbanas e o trabalho realizado pelo Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha” sobre as ações desenvolvidas pelo Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha e sobre as condições de saneamento e meio ambiente da Bacia e da Baía de Guanabara.
Nesse mesmo dia e horário será realizado o bate-papo “Quando as juventudes da periferia pesquisam: Socializando experiências num debate necessário e decolonial”, promovido pela Agenda Jovem Fiocruz, por meio do projeto Jovens Investigadores (Edição 2022). A atividade tem como objetivo socializar as experiências de jovens pesquisadores periféricos, apontando desafios e possibilidades.
Estão previstas também atividades que serão realizadas tanto no dia 18 (terça) quanto no dia 19 (quarta). O debate “Dignidade Menstrual e uso de absorventes sustentáveis”, promovido pela Coordenação de Cooperação Social, Serviço Social do Comércio (Sesc-RJ) e Programa Mulheres e Meninas na Ciência, acontece nos dois dias, das 15h às 16h30. Durante os dias de bate-papo serão feitas explicações sobre cuidados de saúde, focado especialmente na saúde da mulher com base em um material educativo. Paralelamente à atividade, os proponentes também realizarão uma oficina ecológica para confecção de absorventes sustentáveis, das 14h às 16:30h.
Na quarta-feira (19), de 11h às 12h, será realizada a oficina “Cartas para a Periferia Brasileira de Letras”, organizada pelo Projeto Periferia Brasileira de Letras (PBL), onde os jovens participantes poderão remeter perguntas para os 13 coletivos literários que compõem a rede PBL e atuam em periferias de oito estados do Brasil.
Nos dias 18 e 19, das 9h às 16h30, acontece uma intervenção artística em saúde por meio da atividade “Abordagem dos palhaços da saúde sobre a importância da vacinação, higiene, alimentação saudável e Saúde da mulher”, organizada em parceria com o SESC-RJ e o Programa Mulheres e Meninas na Ciência.
No dia 20 de outubro, das 14h30 a 16h30, será realizada a oficina “Saúde e bem-estar da pessoa com deficiência em territórios vulnerabilizados”, com atores sociais de territórios periféricos que compõem o projeto “Pessoas com deficiência, território e políticas públicas”, organizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e pela Cooperação Social. A atividade será realizada em local com acessibilidade física e contará com a presença dos intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). Acesse o formulário para realizar a ficha de inscrição para essa atividade.
Todos os dias da semana, na Tenda SNCT Fiocruz, será realizada a exposição “Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha e seu deságüe na Baía de Guanabara”, organizada em parceria pela Cooperação Social e pelo Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha.
A programação completa e atualizada do evento podem ser consultados no site www.snct.fiocruz.br.
Ações promovidas no território
Tendo como objetivo fomentar a reflexão sobre o impacto e o papel da ciência produzida pelos/ e para os territórios de favelas e periferias, a Fiocruz promove atividades de da SNCT em escolas dos territórios de Maré e Manguinhos. A iniciativa é fruto da parceria estabelecida entre a Coordenação de Cooperação Social, Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ) em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos como o “Fórum Favela Universidade”, o “Tecendo Diálogos e Produzindo conhecimento” e o podcast “Favela e Ciência”.
Do dia 25 a 27 de outubro, serão realizadas atividades presenciais na Escola Municipal Bahia, na Escola Municipal Bartolomeu Campos de Queiroz e no Centro Educacional Professor Clóvis Monteiro.
O debate “Independência, construção da nação e narrativas dissidentes: uma conversa com estudantes indígenas e estudantes favelados”, realizado pelos projetos “Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento” e “Radar Saúde Favela”, acontece no dia 25, das 18h às 20h, na Escola Municipal Bahia, Bonsucesso.
A programação do dia 25 (terça), na Escola Municipal Bartolomeu Campos de Queiroz, Maré é composta pela atividade de contação de história da Biblioteca Casa Viva da Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente justo, Democrático e Sustentável (RedeCCAP) e pela Oficina Bilboquê. As duas atividades serão realizadas de 13h às 15h.
A atividade “Quando as juventudes da periferia pesquisam: Socializando experiências num debate necessário e decolonial”, realizado pela Agenda Jovem Fiocruz, acontece das 18h às 20h, no dia 25 (terça) na Escola Municipal Bahia, Bonsucesso; e das 10h às 11h, no dia 27 (quinta) no C.E. Professor Clóvis Monteiro, Higienópolis.
No dia 27 (quinta), das 14h às 15h30, acontece o debate “Promoção da Saúde em Territórios Urbanos: debatendo a saúde nas favelas cariocas” que será realizado a partir da exibição do filme “Herança Social” (2016). Além disso, os proponentes farão relatos sobre a experiência do Projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (Cooperação Social), realizado em territórios de favelas do Rio de Janeiro. A atividade será realizada no C.E. Professor Clóvis Monteiro, Higienópolis.
Encerrando a programação SNCT da Cooperação Social nos territórios, também no dia (27), será realizada a Oficina de Música e Sociedade com o Grupo Música na Calçada. A atividade também acontece no C.E. Professor Clóvis Monteiro, Higienópolis, das 15h às 16h e será realizada uma apresentação musical após o encerramento da oficina organizada pelo Espaço Casa Viva/RedeCCAP.
Mais em outros sítios da Fiocruz