Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conselho Deliberativo aprova quadro geral de vagas para o concurso 2023


06/11/2023

Pamela Lang (CCS)

Compartilhar:

Em reunião extraordinária realizada no dia 2 de novembro, membros do Conselho Deliberativo da Fiocruz aprovaram por unanimidade o quadro geral de distribuição de vagas por unidade e por cargo para o Concurso Fiocruz 2023.
Das cerca de 1.300 vagas demandadas pelas unidades, quase 900 foram consideradas pelos diretores como prioritárias para análise da Comissão do Concurso e da Presidência, um número três maior do que as 300 vagas autorizadas. O presidente Mario Moreira e o diretor-executivo, Juliano Lima, destacaram a maturidade dos conselheiros em todo o processo de negociação para a distribuição dessas vagas.

“Um tema dessa natureza suscita um debate mais complexo sobre como a instituição vai se organizar para dar conta das crescentes demandas de saúde e qual o olhar do próprio governo sobre a Fiocruz para que possamos permanecer com um papel estratégico para o estado brasileiro”, observou o presidente. 

A distribuição de vagas apresentada ao Conselho pelo diretor-executivo considerou critérios já aprovados pelo CD, como reposição de cargos por aposentadorias, missão de cada unidade, contextos locais, desafios atuais e futuros da instituição, fortalecimento do Sistema de Integridade, incremento das coordenações-gerais, por atenderem à toda Fiocruz, gestão de aquisições e contrários e reforço nas unidades regionais. Considerando o baixo número de vagas disponíveis para esse concurso, a Presidência também optou por priorizar as vagas para o Sistema de Integridade e para as coordenações gerais da Diretoria Executiva, e priorização máxima das unidades técnico-científicas.

Critérios gerais para distribuição por cargo

Para todos os cargos foram consideradas as seguintes variáveis pela proposta da Presidência: evolução da força de trabalho entre 2013 e 2022; composição da força de trabalho por cargo; aderência dos perfis às diretrizes do CD e prioridades estabelecidas pelas direções.

Já para a distribuição das vagas para o cargo de analista, além da priorização das áreas de gestão de aquisições e contratos, também foram incluídos critérios adicionais, como a distribuição percentual dos analistas por unidade, pela força total de trabalho e pelo volume orçamentário manejado por cada unidade. 

Próximos passos

A partir da aprovação da distribuição de vagas pelo CD, a Comissão de Concurso irá reunir-se para a fase de descrição dos perfis relacionados a cada cargo. Os perfis para o cargo de analista serão definidos no âmbito da Diretoria Executiva. Já para os perfis dos cargos de tecnologista e pesquisador, será necessária nova rodada de diálogo com as direções das unidades. A expectativa é ter os editais publicados ainda em dezembro de 2023.

Fiocruz Concurso 2023 - Total de vagas autorizadas por unidade

Voltar ao topoVoltar