Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conheça o programa Unidos contra a Covid-19

Unidos Contra a Covid-19

03/04/2020

Glauber Gonçalves (COC/Fiocruz), com colaboração de Erika Farias (CCS/Fiocruz)

Compartilhar:

Fortalecer as ações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) frente à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) por meio da união de esforços dos setores público e privado. Esse é o objetivo do programa Unidos Contra a Covid-19, que a Fiocruz lançou em 2 de abril, abrindo um canal a empresas, organizações e indivíduos interessados em fazer parte da rede de apoiadores das iniciativas desenvolvidas pela instituição para o enfrentamento da emergência sanitária. 

“Diante dos desafios que a emergência sanitária do novo coronavírus representa ao país, a Fiocruz tem sido procurada por potenciais doadores interessados em apoiar - com recursos financeiros, materiais e logísticos - as ações anunciadas pela instituição para o enfrentamento da pandemia. Decidimos então criar um site que pudesse informar sobre a captação desses recursos da forma mais simples e transparente possível.”, afirma o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, que coordena a iniciativa Unidos Contra a Covid-19.

A destinação dos recursos é coordenada pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, com apoio do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz. A gestão financeira e a prestação de contas sobre os gastos dos fundos estão a cargo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). Os apoiadores e a sociedade podem acompanhar a prestação de contas detalhada da aplicação dos recursos recebidos pelo site, na aba transparência.

Resultados

Até a metade de junho, a Fiocruz já havia recebido mais de R$130 milhões em doações. Parte desses recursos foram aplicados na produção de testes para diagnóstico da Covid-19 e na implementação de Centrais Analíticas; além da compra de equipamentos e insumos para o Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia, já em funcionamento no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

Outra frente destacada para a utilização dos recursos arrecadados foi a de apoio a populações vulneráveis com distribuição de 12 mil cestas básicas e 30 mil kits de higiene para famílias de bairros com baixo IDH. Em nível nacional, um aporte de R$4,5 milhões está apoiando 145 projetos, de todos os estados do país, focados em ações emergenciais e escolhidos por meio de uma Chamada Pública.

Saiba mais sobre doações recebidas e aplicação de recursos.

 

Voltar ao topoVoltar