Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conheça algumas das obras de Nísia Trindade Lima como pesquisadora

Capa dos livros com trabalhos de Nísia Trindade

06/01/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Além de longa experiência de gestão, a ministra da Saúde Nísia Trindade Lima, empossada no cargo na última segunda-feira (2/1), possui vasta obra intelectual como referência nas áreas de pensamento social brasileiro e de história das ciências e da saúde. Pesquisadora da Fiocruz desde 1987, Nísia foi diretora e editora científica da Editora Fiocruz, por onde publicou diversos livros. As obras organizadas por Nísia contemplam amplos debates ligados a temas de saúde pública, ciência, educação e pesquisa, incluindo a história do Sistema Único de Saúde (SUS), a criação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e a trajetória da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). 

Publicado em coedição com a Organização Pan-Americana da Saúde e com a Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), órgãos que saudaram a chegada de Nísia ao Ministério da Saúde, a coletânea Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS é um abrangente, profundo e qualificado exercício analítico sobre o sistema de saúde brasileiro. Lançado originalmente em 2005, o livro inclui artigos de diferentes autores sobre as diversas fases do SUS, abordando temas como financiamento, Ciência & Tecnologia em saúde, trabalhadores da saúde no país, descentralização, conceitos de saúde, estratégia saúde da família, entre outros. Nísia organizou o título com os pesquisadores Silvia Gerschman, Flavio Coelho Edler e Julio Manuel Suárez.

Com Marie-Hélène Marchand, Nísia organizou também a obra Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde. Publicada em 2005, a obra é uma coedição com a Fundação BNP Paribas-Brasil e foi finalista do Prêmio Jabuti 2006 (maior premiação literária do país), na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde. Com textos em português e francês e organizado como parte das comemorações do Ano do Brasil na França, o livro foi fruto da cooperação entre a Fiocruz e o Instituto Pasteur, apresentando a história da contribuição científica de Pasteur e Oswaldo Cruz e relembrando a histórica parceria entre os dois institutos.

Ao lado de Cristina M. O. Fonseca e Paulo Roberto Elian dos Santos, Trindade Lima organizou Uma Escola para a Saúde (2004). A obra apresenta os caminhos percorridos na direção da profissionalização e da especialização em saúde pública no Brasil, refletindo as influências e iniciativas nacionais e internacionais na criação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em 1954. O livro aborda o laboratório de idéias em que se constituiu a Escola, formulando propostas que contribuíram para as grandes conquistas da saúde pública brasileira e que subsidiaram o processo de Reforma Sanitária, cujos resultados se expressam na constituição e no fortalecimento do SUS, valores que foram reforçados por Nísia em seu discurso de posse.

Organizado em conjunto com Dominichi Miranda de Sá, pesquisadora colega de Nísia na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Antropologia Brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto foi lançado em 2008, em coedição com a Editora UFMG. A obra recupera a extraordinária trajetória de Roquette-Pinto - médico e legista, fisiologista e mineralogista, naturalista e antropólogo - nas variadas instâncias do conhecimento que o levaram a experimentar a diversidade cultural como cientista e humanista no contato com povos indígenas, minerais, plantas, bichos, gravuras, sambaquis, filmes e rendas paraguaias.

Com uma segunda edição publicada em 2015, em coedição com a Faperj, A Sociologia do Brasil Urbano tem Nísia como uma das organizadoras (com Elizabeth Leeds). Lançada em meio às comemorações pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, a obra original, publicada em 1978, era uma referência no estudo de habitações populares e favelas no Brasil e na América Latina, e estava esgotada e inacessível às novas gerações de pesquisadores. Em 2016, o livro recebeu menção honrosa na categoria Ciências Humanas do Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. 

Livros sobre a Abrasco em acesso aberto na Porto Livre

Nísia também organizou dois importantes títulos sobre a trajetória da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em Saúde Coletiva como Compromisso: a trajetória da Abrasco (2006), ela e José Paranaguá de Santana organizam diversos capítulos que comemoram o aniversário de 25 anos da instituição, relatando para estudiosos e militantes da Reforma Sanitária casos, dados, informações e atuações de uma associação profissional que conseguiu manter a integridade acadêmica e torná-la instrumento decisivo de mudança social.

Dez anos depois, Nísia também foi organizadora de outra obra comemorativa sobre a instituição. Saúde Coletiva: a Abrasco em 35 anos de história apresenta 11 capítulos de pesquisadores e estudiosos que fizeram parte dessa história, privilegiando os grandes eixos da política da Abrasco sem deixar de lado as diferentes áreas temáticas em que atuam seus associados.

As duas coletâneas estão disponíveis para download gratuito na Porto Livre, portal de livros em acesso aberto, e no Arca, Repositório Institucional da Fiocruz. Ambas as plataformas são coordenadas pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).

Saúde Coletiva como compromisso: a trajetória da Abrasco

Clique aqui para baixar o livro na Porto Livre

Clique aqui para baixar o livro no Arca

Saúde Coletiva: A Abrasco em 35 anos de história

Clique aqui para baixar o livro na Porto Livre

Clique aqui para baixar o livro no Arca

Inspiração para meninas e mulheres na ciência

Além de autora, Nísia Trindade Lima é também personagem que inspira meninas e jovens mulheres a atuarem na ciência. Lançado em 2021, o livro ilustrado Histórias para Inspirar Futuras Cientistas apresenta 13 trajetórias de mulheres com contribuições extraordinárias à ciência brasileira. Nísia é uma das perfiladas, em um texto que ressalta o seu percurso até ser a primeira presidente mulher da Fiocruz e os desafios de liderar a maior instituição de saúde pública da América Latina em meio à emergência humanitária da Covid-19. De autoria de Juliana Krapp e Mel Bonfim e ilustrações de Flávia Borges, a obra é uma publicação do selo Edições Livres, uma iniciativa do Icict/Fiocruz, e também está disponível para download.

Histórias para inspirar futuras cientistas

Clique aqui para baixar o livro na Porto Livre

Clique aqui para baixar o livro no Arca

Voltar ao topoVoltar