Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Congresso debate possível vacina contra o HIV


17/04/2008

Compartilhar:

Congresso debate possível vacina contra o HIV

Os desafios para o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV foi o tema do 2º Congresso da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nesta quarta-feira (16). Especialista da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Duarte, acredita que o desenvolvimento de uma vacina pode levar de 9 a 18 anos. O custo elevado das pesquisas e o recrutamento de voluntários para os ensaios clínicos, entre outras dificuldades, foram relatadas pelo palestrante. Já o pesquisador Luís Arraes, da Fiocruz Pernambuco, comentou dados de estudo sobre um produto candidato a vacina terapêutica que, em macacos recém infectados pelo HIV, produziu queda da carga viral e aumento de células do sistema imunológico.

O encontro contou ainda com a presença de Cristina Possas, do PN-DST/Aids, e Mauro Romero Leal Passos, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento, que vai até quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, discute aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais, bem como estratégias de prevenção e desenvolvimento de vacinas e técnicas de diagnóstico no campo das DST e da Aids.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Leia também:
Médico esclarece questões sobre HPV e vacinação

 

 



 

 

O evento, que vai até quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, discute aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais, bem como estratégias de prevenção e desenvolvimento de vacinas e técnicas de diagnóstico no campo das DST e da Aids.

Voltar ao topoVoltar