Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conferência Livre Nacional Ciência e Cidadania no SUS tem participação da vice-presidente da VPPCB


24/05/2023

Elisandra Galvão (VPPCB/Fiocruz)

Compartilhar:

A vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, representou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, na abertura da Conferência Livre Nacional Ciência e Cidadania no Sistema Único de Saúde (SUS), realizada nesta quarta-feira (24/5) no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O encontro é uma atividade de preparação para a 17ª Conferência Nacional em Saúde, que acontecerá de 2 a 5/7, em Brasília, e integra a programação de aniversário dos 123 anos do IOC/Fiocruz.

O evento é organizado pelo IOC/Fiocruz em parceria com a da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná), Fiocruz Piauí, a representação estudantil do IOC, o Instituto Federal do Acre (IFAC), a Rede Ciência, Arte e Cidadania (Rede CAC) e o gabinete da deputada estadual Elika Takimoto, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Maria de Lourdes Oliveira cumprimentou os estudantes e os talhadores do SUS presentes. “É um prazer ter a sociedade civil participando deste movimento e os que dedicam a vida à ciência, à tecnologia e à inovação, ao nosso meio ambiente, à defesa dos direitos humanos e da vida”. E parabenizou a diretora do IOC, Tânia de Araújo-Jorge, e os demais organizadores da Conferência Livre, pela promoção do encontro.

 

“Recentemente, atravessamos anos de trevas, que quase nos remetem aos abomináveis anos de chumbo, página vergonhosa da nossa história, onde, por razões ideológicas, nossos cientistas foram perseguidos e cassados. Vidas foram interrompidas, roubadas e ceifadas. Na figura de Augusto Perissé, saudamos os cientistas cassados no Massacre de Manguinhos. Esta história jamais poderá se repetir. E, na figura de Ciro Flávio Oliveira, saudamos os desaparecidos políticos do Araguaia e os mortos do nosso Brasil. Ditadura nunca mais. Este é um exercício de cidadania. Em nome das 700 mil vidas perdidas para a Covid-19, combatamos, incansavelmente, o negacionismo e as fake news, inequívocas causas de morbimortalidade na nossa população”, destacou a vice-presidente sobre a memória da história contemporânea do país.

Ela ainda chamou atenção para o momento atual, que é de união e reconstrução. “A ciência e o livre exercício da cidadania recuperaram o seu protagonismo enquanto valores fundamentais, enquanto vetores essenciais no contexto da vida sustentável e plena do planeta, da promoção da saúde, do desenvolvimento socioambiental e econômico, da inclusão e da equidade em nossa sociedade.”

Contribuições do encontro

A Conferência Livre Nacional Ciência e Cidadania no SUS discutiu e deu contribuições para o documento base da 17ª Conferência. As propostas elaboradas incluem quatro eixos importantes para o país: formação e inclusão de cientistas comprometidos com o fortalecimento do SUS; participação social na defesa dos direitos das pessoas com doenças negligenciadas; enfrentamento das doenças negligenciadas e direito à saúde; e ciência para o SUS e os problemas da população brasileira. Na ocasião também houve a eleição para escolha de delegados.

A atividade teve formato híbrido, presencial e virtual, e seu propósito foi permitir que trabalhadores e estudantes pudessem participar e colaborar para formulação de políticas públicas sobre o tema. A transmissão pôde ser vista pelos canais do IOC, da Asfoc e da Rede CAC, no YouTube.

 

 

*Com informações da Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz.

Voltar ao topoVoltar