Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coleções Biológicas da Fiocruz promovem curso para professores da rede pública


01/12/2023

Por Cristiane Boar VPPCB

Compartilhar:

Importante parte da história da Fiocruz, as Coleções Biológicas contribuem há mais de um século para a ciência no Brasil . A Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB), assessorada pela Coordenação de Coleções Biológicas, é responsável pela gestão de 35 coleções institucionalizadas, divididas em cinco diferentes tipologias, e que preservam mais de 7 milhões de exemplares da biodiversidade de interesse para saúde e para a biotecnologia.

Considerando todo potencial das Coleções e o seu valioso patrimônio material e imaterial, um projeto pioneiro foi iniciado em 2023. Chamado “As Coleções Biológicas como instrumento para a educação e o encantamento de alunos e professores das escolas do estado do Rio de Janeiro”, o projeto foi submetido e aprovado pelo Edital Faperj de Apoio à melhoria de escolas da Rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Seis professores participaram do curso que terminou nesta quarta-feira (29) e puderam aprender com curadores de diversas coleções da Fiocruz e poderão atuar como multiplicadores desse aprendizado nas escolas.

O coordenador das Coleções Biológicas da Fiocruz, Marcelo Pelajo, destaca que a iniciativa é uma nova forma de aproximar a ciência de jovens. " Este projeto que conta com o fomento da Faperj emprega o patrimônio biológico e humano das Coleções Biológicas como fonte de encantamento de professores e alunos e essa interação contribui para a formação cidadã".