Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coleções Biológicas da Fiocruz promovem curso para professores da rede pública


01/12/2023

Por Cristiane Boar VPPCB

Compartilhar:

Importante parte da história da Fiocruz, as Coleções Biológicas contribuem há mais de um século para a ciência no Brasil . A Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB), assessorada pela Coordenação de Coleções Biológicas, é responsável pela gestão de 35 coleções institucionalizadas, divididas em cinco diferentes tipologias, e que preservam mais de 7 milhões de exemplares da biodiversidade de interesse para saúde e para a biotecnologia.

Considerando todo potencial das Coleções e o seu valioso patrimônio material e imaterial, um projeto pioneiro foi iniciado em 2023. Chamado “As Coleções Biológicas como instrumento para a educação e o encantamento de alunos e professores das escolas do estado do Rio de Janeiro”, o projeto foi submetido e aprovado pelo Edital Faperj de Apoio à melhoria de escolas da Rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Seis professores participaram do curso que terminou nesta quarta-feira (29) e puderam aprender com curadores de diversas coleções da Fiocruz e poderão atuar como multiplicadores desse aprendizado nas escolas.

O coordenador das Coleções Biológicas da Fiocruz, Marcelo Pelajo, destaca que a iniciativa é uma nova forma de aproximar a ciência de jovens. " Este projeto que conta com o fomento da Faperj emprega o patrimônio biológico e humano das Coleções Biológicas como fonte de encantamento de professores e alunos e essa interação contribui para a formação cidadã".

A professora do Ciep Paulo Pontes, em São João de Meriti, Paula Danuse Thiengo,  participou da primeira turma e ressalta que a experiência é um estímulo para a rotina da escola. "Como professores de Biologia acompanhamos sempre a ciência e tudo que aprendemos na Fiocruz poderá ser aplicado na escola, e trazer novas oportunidades, com a participação em vários projetos que contribuem para a prática pedagógica."

Os curadores responsáveis pelos cursos entregaram, no dia do encerramento da turma, material que poderá ser levado para as escolas e usado com aulas diferenciadas nas escolas.
A coordenadora executiva das Coleções Biológicas, Aline Souto, explica que esses kits fazem parte do curso e promovem o trabalho realizado pela Fiocruz para a sociedade. “ A Fiocruz é de toda população e quando levamos esse patrimônio e esse conhecimento para as escolas conseguimos mostrar a importância da valorização da ciência. Jovens e outros professores podem acessar esse rico conteúdo que temos na Fundação e certamente isso enriquece as aulas".

O objetivo da Coordenação das Coleções Biológicas é dar continuidade ao projeto em outras Unidades da Fiocruz pelo Brasil.

Voltar ao topoVoltar