23/06/2006
COC promove duas palestras da série Encontro às Quintas
A série Encontro às Quintas promove uma edição especial no dia 29 de junho. Às 10 horas, Jeffrey Lesser, professor e diretor do Programa de Estudos da América Latina na Univeridade de Emory (EUA), ministra a palestra Por que os nipo-brasileiros são invisíveis na história brasileira? Uma reflexão sobre a etnicidade, imigração e história. Já James N. Green, professor de história do Brasil na Universidade de Brown e diretor do Centro dos Estudos Latino-Americanos, é o conferencista, às 14h, com o tema Homossexualidade, eugenia e raça: controlando e curando 'invertidos' no Rio de Janeiro dos anos 1920 e 1930. As palestras fazem parte do programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC).
Autor de vários livros, Lesser tem alguns títulos publicados no Brasil como Negociando a Identidade Nacional: imigrantes, Minorias e a Luta pela Etnicidade no Brasil (São Paulo: Editora UNESP, 2001) e O Brasil e a Questão Judaica: Imigração, Diplomacia e Preconceito (Rio de Janeiro: Imago Editora, 1995). Atualmente, está finalizando um novo livro intitulado Uma Diáspora Descontente: nipo-brasileiros e militância étnica, 1960-1980.
Green é autor de Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX (Editora da UNESP, 2000) e co-organizador do livro O homossexualismo em São Paulo e outros escritos. Apesar de vocês: a oposição à ditadura militar nos EUA, 1964-85 é o título do trabalho que conclui no momento, e inicia uma biografia de Hebert Daniel, que vai examinar homossexualidade, masculinidade revolucionária e a luta armada nos anos 60 e 70.
O endereço é Av. Brasil, 4036 - Prédio da Expansão, sala 408 - Manguinhos - Rio de Janeiro.