10/07/2023
Anne Clinio (VPEIC)
Na tarde da última quinta-feira (6/julho), a Fiocruz Brasília realizou a mesa redonda sobre “Ciência aberta e Ciência Cidadã: contextos e aplicações nas políticas públicas na saúde” como aula inaugural da disciplina "Introdução à Ciência Aberta".
Iniciando a mesa redonda, Vanessa Arruda, coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), apresentou uma perspectiva crítica da Ciência Aberta a partir da ideia do debate sobre o campo científico por Pierre Bourdieu, percorrendo diversas práticas como o Acesso Aberto, Dados Abertos, Software e Hardware Abertos, Recursos Educacionais Abertos, entre outros.
A coordenadora destacou a importância de os alunos conhecerem as políticas institucionais da Fiocruz, como a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento e a Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para Pesquisa, e plataformas como o repositório Arca e Arca Dados, além de serviços que a fundação já oferece aos alunos e pesquisadores para adotarem boas práticas em Ciência Aberta.
Na sequência, Natália Pirani, membro fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã e professora associada da Universidade Federal do ABC, apresentou diversas abordagens da ciência cidadã, destacando que, para além das definições da década de 1990, essa prática é identificada por dez princípios, destacando o envolvimento ativo de cidadãos, que podem participar em várias etapas da atividade científica, e em projetos que produzem resultados científicos genuínos, sendo que os benefícios devem ser disfrutados tanto por cientistas profissionais como por cientistas cidadãos.
A ciência cidadã se refere a participação pública na geração de conhecimento científico, não devendo ser confundida ou considerada sinônimo de divulgação científica, educação ambiental, educação científica ou extensão universitária.
A moderação da mesa foi realizada por Flavia Elias, pesquisadora do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias em Saúde (PEPTS) da Fiocruz Brasília, professora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz-Brasília e membro do Grupo Técnico de Ciência Aberta da Fiocruz e da Rede Brasileira de Avaliação Tecnologia e Saúde (REBRATS),