01/11/2022
Fonte: Icict/Fiocruz
Francisco Viacava, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict) será o próximo convidado do Centro de Estudos 'Memórias', a ser realizado na próxima sexta-feira, 4/11, às 14h, com transmissão online.
Com passagem em diferentes iniciativas voltadas ao campo da informação e avaliação em saúde, Viacava tornou-se pesquisador emérito da Fiocruz em 2015, como reconhecimento pela sua contribuição de mais de quatro décadas na Saúde Pública.
Médico, com Doutorado pela Universidade de Campinas, o pesquisador ingressou na Fundação Oswaldo Cruz na década de 1990 e contribuiu para a criação de sistemas de informação e programas de avaliação em saúde pública que são fundamentais para os campos da gestão e da epidemiologia.
Francisco Viacava é considerado um dos pioneiros no trabalho com bancos de dados no campo da saúde, o que desembocou na produção de indicadores de saúde e inquéritos de grande porte, ao lado de colegas como Celia Landmann Szwarcwald, Claudia Travassos, José Noronha, dentre outros.
Um dos episódios mais marcantes de sua trajetória foi ter colaborado para a elaboração de um relatório crítico que propôs uma revisão do relatório da Organização Mundial de Saúde do ano 2000, que avaliava o sistema de saúde em 191 países. Aceitou o desafio proposto e contribuiu para uma nova proposta de metodologia de avaliação do SUS. Dessa proposta, surgiu o Programa de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (PROADESS), o qual coordenou até recentemente.
A sessão Memórias terá a participação de Paulo Borges, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), na função de debatedor. A atividade integra um ciclo de seminários online do Centro de Estudos do Icict alusivos aos 35 anos de fundação do Icict.
Para assistir a atividade, basta acessar o canal da VideoSaúde no Youtube.
Mais em outros sítios da Fiocruz