Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CD indica integrantes da Auditoria Externa de TI para Eleições 2020 


09/11/2020

CCS/Fiocruz

Compartilhar:

O Conselho Deliberativo da Fiocruz aprovou hoje (9/11), por unanimidade, a indicação do nome dos três integrantes da Auditoria Externa de TI que acompanhará o processo de votação virtual das Eleições on-line para a Presidência. A Auditoria Externa de TI já começa a atuar no Simulado de Votação, que acontece amanhã (10/11), terça-feira, das 8h às 17h.  

Os integrantes da Auditoria Externa de TI são o professor associado da Universidade de São Paulo (USP), engenheiro e doutor em física Adilson Gonzaga; o mestre em Ciências da Computação pela USP Edmar Martineli, com experiência em mineração de dados e redes neurais e inteligência artificial; e o especialista em Engenharia de Software e Gestão de Projetos pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Diego Lopes de Araújo, atual assistente técnico de direção da USP. 

Sistema de votação 

 O coordenador-geral de Tecnologia da Informação da Fiocruz e integrante do Grupo Técnico para Apoio em Tecnologia da Informação (GTATI – criado para apoiar as eleições 2020 para a Presidência), Geraldo Sorte, apresentou aos conselheiros o sistema de votação. Ele destacou a função de garantir a segurança e o sigilo do voto, rastreável pelo eleitor e criptografado em todo o percurso eletrônico.  

Sorte também falou dos critérios para a escolha do software, desenvolvido por pesquisador do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O Helios Voting foi homologado por diversas instituições, como as universidades federais de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro; a Universidade de São Paulo (USP); o Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia, por exemplo. 

Voltar ao topoVoltar