Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Castelo da Fiocruz será iluminado de laranja no Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9)


16/09/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

Neste sábado (17/9) será celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que este ano terá como tema Medicação segura e como slogan Medicação sem danos. Para dar mais visibilidade à data, a Fiocruz vai iluminar o Castelo Mourisco na cor laranja, na noite de sábado para domingo. A campanha da OMS reafirma os objetivos do Desafio Global da Segurança do Paciente: Medicação sem Danos, lançado em 2017, e apela a todos os interessados que deem prioridade a ações em áreas-chave, como as situações de alto risco, as transições de cuidados, a polifarmácia e os medicamentos com grafia ou som semelhantes. Erros de medicação podem resultar em danos graves ao paciente, incapacidade e até mesmo morte. Em todo o mundo, 50% dos danos evitáveis nos cuidados de saúde são causados por esses erros, contexto exacerbado pela pandemia de Covid-19.

Fiocruz vai iluminar o Castelo Mourisco na cor laranja em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (foto: Peter Ilicciev)

 

O Proqualis, vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), participa e apoia a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022. E preparou diferentes iniciativas, como materiais informativos, webinares e coletâneas de artigos e links relevantes que auxiliem os esforços dos profissionais de saúde para garantir a melhoria dos cuidados de saúde e a segurança de todo o processo de medicação. Conheça a programação.

Voltar ao topoVoltar