Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Casa de Oswaldo Cruz recebe visita do GTCA e se aproxima do debate sobre gestão e abertura de dados na Fiocruz 

Profissionais da COC se comprometeram a criar um comitê executivo local

24/01/2019

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 23 de novembro o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) se reuniu com profissionais da Casa de Oswaldo Cruz (COC) para dialogar sobre gestão e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz. O encontro é parte do calendário de visitas técnicas do GTCA em todas as unidades da Fiocruz com o objetivo de fomentar a construção coletiva de diretrizes institucionais sobre a gestão temática. Participaram do encontro Paulo Elian, diretor da unidade, membros da Vice-Diretoria de Pesquisa e Educação, incluindo a vice-diretora, Magali Romero Sá, bibliotecários e arquivistas, profissionais vinculados a Pós-Graduação, entre outros. 

A coordenadora do GTCA, Paula Xavier, introduziu o tema da Ciência Aberta, com ênfase na gestão e abertura de dados para pesquisa, apresentando tanto o panorama internacional, suas expectativas e desafios, como a atuação do grupo de trabalho. Na sua fala inicial, Paula Xavier destacou a importância da participação das unidades no processo, enfatizando o debate sobre o Termo de Referência.

O conhecimento acumulado em diversas práticas da COC na preservação da memória da Fiocruz, destacando-se atividades de documentação e divulgação da história da saúde pública e das ciências biomédicas brasileiras, foram reconhecidos como aportes que podem enriquecer o debate sobre a gestão e abertura de dados para pesquisa. Nesse sentido, a unidade reafirmou a importância da participação de bibliotecários e arquivistas nas ações em curso. Outra proposta dos profissionais da COC foi a realização de uma chamada pública para projetos piloto em gestão e abertura de dados para pesquisa, pois esta seria uma forma clara de estabelecer tanto os critérios de seleção como o escopo, incentivos, suporte e “resultados esperados”. 

Levantamento realizado pelo GTCA e apresentado durante a reunião. Confira a apresentação completa no Arca. 

O próximo passo da articulação entre o GTCA e a COC é o estabelecimento do comitê executivo local da unidade, cuja responsabilidade é promover as quatro estratégias para implementação de diretrizes institucionais. São elas: 1) debate do Termo de Referência, 2) participação no diagnóstico sobre práticas atuais de gestão e abertura de dados para pesquisa, 3) participação em projetos piloto e, 4) participação nas capacitações em Plano de Gestão de Dados e Marcos Legais

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

Voltar ao topoVoltar