Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Campanha #VacinaMaré supera expectativas e imuniza cerca de 37 mil moradores

04/08/2021

Luciana Bento (Conexão Saúde) e Javier Abi-Saab (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A primeira fase da campanha #VacinaMaré superou amplamente as expectativas: durante sete dias, 36.926 moradores da Maré foram vacinados com pelo menos uma dose do imunizante AstraZeneca, produzido pela Fiocruz. As conquistas da vacinação em massa e os avanços da pesquisa liderada pela Fiocruz foram ressaltados nesta terça-feira (3/8) em visita feita à comunidade pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, junto com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o ministro do Turismo, Gilson Machado; o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; e a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Melo.

 

“Essa mobilização na Maré é exemplar. Ela demonstra a importância da associação entre a academia, os movimentos sociais e a gestão do [Sistema Único de Saúde] SUS, ressaltando que deve existir uma conjunção entre a mobilização da sociedade e as políticas públicas”, afirmou Nísia Trindade. Ela explicou que a vacinação em massa na Maré faz parte de uma pesquisa da Fiocruz que oferecerá dados para mapear a dinâmica de circulação do vírus no município e no país.

 

 

Para Marcelo Queiroga, iniciativas como esta demonstram que estamos no caminho certo. “Esse ato representa o esforço de todos nós para conhecermos mais sobre essa doença Covid-19 e sobre essa pandemia que tanta tristeza tem trazido ao povo. Essas estratégias visam trazer respostas que ainda não temos para que possamos orientar o futuro da nossa campanha nacional de imunização”, destacou o Ministro da Saúde. 

 

 

Com uma ampla cobertura da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, a expectativa é de que casos graves e óbitos pela doença caiam ainda mais na Maré. Desde o início da pandemia, com a implementação do projeto Conexão Saúde, a taxa de letalidade na Maré caiu 86%.

 

 

A campanha #VacinaMaré é uma iniciativa da Fiocruz, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da Redes da Maré. Ampla mobilização no território e ações de comunicação e esclarecimento de moradores fizeram parte da estratégia da campanha, que agregou uma rede de voluntários e parceiros locais. 

 

 

Segunda fase: estudo sobre efeitos da vacina

 

 

A vacinação em massa de moradores faz parte de um estudo liderado pela Fiocruz que vai acompanhar, a partir de agora e durante seis meses, os efeitos da vacina em 2 mil famílias da Maré (cerca de 8 mil pessoas). 

 

 

A pesquisa ainda vai monitorar a circulação de variantes da Covid-19 entre os moradores, a ocorrência de casos entre pessoas vacinadas e o nível de proteção de crianças e adolescentes não vacinados.

 

 

Ancorado em dois pilares centrais, a vacinação em massa e a testagem em grande escala da população, o estudo é um desdobramento de diversas ações de saúde pública e mobilização social que vêm sendo implementadas na Maré desde junho do ano passado com o projeto Conexão Saúde - De Olho na Covid

 

 

O projeto, que hoje é referência no combate à pandemia em territórios de favelas, oferece gratuitamente serviços de testagem, telessaúde e apoio no isolamento domiciliar a pessoas com Covid e foi preponderante para o avanço da pesquisa entre os moradores da Maré.  

 

 

#VacinaMaré em números

7 dias de vacinação

36.926 moradores vacinados

145 pontos de vacinação - entre unidades de saúde, escolas, Vila Olímpica e associações de moradores

500 profissionais de saúde da Prefeitura

1.620 voluntários envolvidos

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar