Início do conteúdo

Campanha 'Se liga no Corona!' produz novos materiais sobre a Covid-19


22/07/2021

Por: Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

A vacina é segura? Você precisa saber!
A Campanha Se liga no Corona! lança hoje (22/7) seus novos materiais: spots (produtos sonoros) e cards (materiais gráficos) sobre temas relacionados à necessidade da segunda dose da vacina, continuidade do uso de máscara e bem como das outras medidas protetivas. O lançamento ocorre em um momento em que se discute a rápida difusão da variante delta do novo coronavírus em diversos países, inclusive no Brasil. 

Os spots tiram dúvidas quanto à necessidade da segunda dose da vacina, se é possível pegar e transmitir Covid-19 após a primeira e segunda doses, traz esclarecimentos sobre reações possíveis e eficácia dos imunizantes, quais medicamentos não tomar antes da vacinação, entre outros. Os materiais usam como fontes dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde, a própria Fiocruz, Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), entre outros. 

Já os cards digitais em formatos para Facebook e Instagram são de autoria do projeto Conexão Saúde - de olho na Covid – parceiro da campanha Se liga no Corona!. O projeto articula a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Conselho Comunitário de Manguinhos, Redes da Maré, Dados do Bem, SAS Brasil e União Rio, conta com o apoio da gestão municipal e inclui desde a orientação e o apoio à população local, até a telemedicina, testagem molecular, rastreamento de contactantes e produção de mapas de risco dentro das comunidades de Maré e Manguinhos. Os temas das peças gráficas acompanham os dos spots e abordam outras informações sobre as marcas das vacinas, casos assintomáticos, entre outros. 

Todos os materiais estão à disposição da população como um todo e dos coletivos, organizações, rádios comunitárias ou comerciais, instituições e empresas para usos sem fins lucrativos, desde que citados os créditos. Eles podem ser baixados aqui e também passarão a ser compartilhados nas próximas terças e quintas-feiras pelas mídias sociais da Fiocruz e dos coletivos que compõem a campanha. Os áudios também serão disparados por WhatsApp por meio de listas de transmissão. Além disso, podem ser escutados na SoundCloud e no SpotiFy.

A Fiocruz reitera que, até o momento, a vacina produzida pela instituição tem se demonstrado efetiva na proteção contra as variantes em circulação no país já com a primeira dose. Adicionalmente, em relação à variante delta, uma pesquisa da agência de saúde do governo britânico, publicada em junho, aponta que a vacina da AstraZeneca registrou 71% de efetividade após a primeira dose e 92% após a segunda para hospitalizações e casos graves. Os dados são corroborados também por um estudo realizado no Canadá, que apontou efetividade contra hospitalização ou morte, para a variante Delta, após uma dose da vacina da AstraZeneca de 88%.

A Campanha Se liga no Corona! é fruto da articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos!, Jornal O Cidadão, Wikifavelas, Ceasm, Rede Emancipa e Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz, Asfoc-SN.

Voltar ao topoVoltar