Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Café científico do CDTS aborda gestão e abertura de dados e recebe GTCA 

25/01/2019

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Encerrando o calendário de visitas técnicas de 2018, o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) participou, no dia 13 de dezembro, do café científico do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) , evento promovido periodicamente pela unidade, cujo o tema desta edição foi “Gestão e Abertura de Dados: Perspectiva para Pesquisa na Fiocruz”. 
Além do presidente da unidade, Carlos Morel, e do vice-diretor de produção de Bio-Manguinhos, Marcos Freire, diversos pesquisadores do centro estiveram presentes no encontro, no qual o GTCA foi representado pela coordenadora Paula Xavier. 

O café científico, marcado por um debate produtivo sobre a Ciência Aberta, contou com uma apresentação do termo de referência e funcionou como um espaço para ampliação do conhecimento sobre o tema e reflexões conjuntas sobre dúvidas e pontos de resistência acerca da implementação de uma política institucional de abertura de dados na Fiocruz. As cooperações e redes internacionais das quais o CDTS participa foram identificadas como uma potencial oportunidade para o grupo de trabalho acessar e compreender experiências de colaboração e compartilhamento de dados. 

Os pesquisadores do CDTS se comprometeram ainda a organizar, no curto prazo, um debate interno sobre o termo de referência. 
 

Voltar ao topoVoltar