Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bolsistas Pibic e Pibiti da Fiocruz são indicados ao Prêmio Destaque CNPq


05/04/2019

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

Bolsistas indicados

Quatro estudantes, bolsistas dos programas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico (Pibic e Pibiti), foram indicados pela Fiocruz para concorrer à etapa nacional do 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A seleção foi realizada pela Coordenação de Bolsas Pibic/Pibiti, vinculada à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), junto aos coordenadores das Unidades Fiocruz. 

Bolsista no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), na Área Ciências da Vida, o estudante de Ciência Biológicas João Vítor Geisteira foi indicado por sua atuação no laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática, em um projeto que estuda efeitos da administração de anticorpo neutralizante da atividade de crescimento do agente etiológico da doença de Chagas. Os resultados promissores despertam em João uma dedicação ainda maior. “Esses resultados me incentivam cada vez mais a continuar trabalhando nesta pesquisa, pois a doença de Chagas mata em média 10 mil pessoas ao ano e ainda assim é considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, destaca o bolsista.

A pesquisadora Mariana Caldas Waghabi, orientadora de João no IOC, ressalta a importância de reconhecer o trabalho dos bolsistas com o Prêmio Destaque. “O João participou ativamente e com muita dedicação, o que contribuiu para o alcance de resultados interessantes e relevantes. A possibilidade de ganhar um prêmio CNPq certamente impulsiona o aluno à carreira científica. Um destaque dessa magnitude em início de carreira incentiva jovens talentos para a ciência.”
A indicação para concorrer ao prêmio foi uma grata surpresa para João que reconhece a importância de valorizar o trabalho de pesquisa. “Os programas de incentivo são indispensáveis, ainda mais na área da saúde que precisa sempre de investimento. É a prova de que nosso trabalho em equipe está sendo feito com muito profissionalismo e dedicação, por isso pretendo continuar para enriquecer cada vez mais esta pesquisa.”

Na Fiocruz desde 2016 como bolsista Pibic, Andressa de Lima Dias Carvalho se encantou com o Laboratório de Produtos Naturais do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e há dois anos está envolvida com fitoquímica. O trabalho levou a estudante  à indicação ao Prêmio Destaque na categoria Ciências da Saúde. Em parceria com  o Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o laboratório de Farmanguinhos é responsável pela parte química do projeto, trabalhando no isolamento e purificação das substâncias ativas no extrato de uma planta utilizada medicinalmente pela população para tratamento de vários tipos de enfermidades, dentre elas câncer e Aids.

Orientada pelo pesquisador Antonio Carlos Siani, Andressa destaca a importância do incentivo à pesquisa. “O resultado de nosso trabalho tem sido testado na reativação do vírus HIV, com os primeiros resultados bem promissores. O investimento é a longo prazo para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação no país. Sem dúvidas a iniciação científica é importante tanto para a carreira profissional quanto acadêmica, pois está sempre agregando conhecimento”, explica a bolsista que acredita que a indicação ao prêmio CNPq abre portas para o futuro. “Além do reconhecimento de todo esforço, não se pode negar a grande importância que é ter sido indicada a um prêmio destaque de iniciação científica, tendo em vista que eu almejo uma carreira de pesquisadora”, comemora.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, a estudante de Direito Larissa Machado Barão Freitas, do Pibic, foi indicada por seu projeto realizado na Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), com a pesquisa “Internet, Informação e Empoderamento: um estudo sobre as práticas de advocacy no Facebook”, pela qual Larissa já recebeu, em 2018, o Prêmio Adauto Araújo, da ENSP. Larissa explica a relevância da pesquisa na atualidade. “Nessa era digital, analisar uma comunidade virtual do Facebook que reúna tuberculosos é uma forma de verificar se esse espaço se configura como um ambiente que facilite o advocacy, na luta pelos direitos do paciente-cidadão. Vejo essa discussão como um tema muito atual e fundamental para uma instituição como a Fiocruz, como luta por direitos em saúde por meio das comunidades virtuais.”

Orientanda do pesquisador André Pereira Neto, Larissa já conhecia o trabalho do coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) desde o ensino médio, quando foi bolsista do Programa de Vocação Científica da Fiocruz (Provoc). André ressalta a dedicação da estudante desde os tempos de aluna do Colégio Pedro II. “Ela é uma jovem com muito talento, criatividade e senso de responsabilidade. O trabalho da Larissa no Provoc serviu de base para um dos artigos que publiquei sobre Internet e Saúde. Assim que ela entrou na faculdade de Direito, estruturamos um projeto que associasse Internet e Direito.


É do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia) a representante do Pibiti, Jeanne Machado de Santana. Com trabalho na área de Ciências da Vida, intitulado “Investigação de propriedades antioxidantes da hidroxiureia no tratamento da anemia falciforme”.  Sob orientação da pesquisadora Marilda Gonçalves, Jeanne trabalha na pesquisa da hidroxiureia que é considerada a droga “padrão-ouro” para o tratamento da doença falciforme, sendo a única opção terapêutica oficial recomendada. 

Marilda afirma que a dedicação da bolsista fez toda diferença nos resultados. “Jeanne desempenhou de maneira extremamente profissional as atividades inerentes ao seu projeto, realizou treinamento e executou as várias técnicas desenvolvidas durante a realização do estudo de forma criteriosa, atentando para os protocolos estabelecidos na literatura. A indicação ao Prêmio Destaque é a consequência desse emprenho.” 

Dedicada à Biologia Celular, Jeanne ressalta que a iniciativa do CNPq expressa e sustenta a importância da pesquisa científica e tecnológica no meio acadêmico e é um diferencial marcante. “Singularmente, como mulher, negra, nordestina, moradora de bairro periférico e oriunda de colégios públicos, é uma felicidade sem igual essa indicação, que vem para assegurar saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero”, comemora a bolsista. “Reconheço que muitos obstáculos foram ultrapassados, mas ainda assim, é importante que possamos prosseguir em nossos feitos e no fomento de ações na divulgação da ciência e inovação tecnológica com o propósito de dar visibilidade ao que está sendo realizado”, completa Jeanne.

O Prêmio Destaque foi criado em 2003 para reforçar a participação de jovens talentos na ciência. Para seleção do bolsista destaque serão considerando os aspectos de relevância e qualidade do relatório final de pesquisa, critérios como originalidade, inovação, aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados e histórico acadêmico. 

O CNPq divulga o resultado dia 24 de maio de 2019 e a cerimônia de premiação será realizada durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho deste ano. O premiado de cada grande área de conhecimento do Prêmio Destaque ganha R$ 7 mil, uma bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país e passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na (SBPC). 
 

Voltar ao topoVoltar