Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Biobanco Covid-19 da Fiocruz recebe alunas do Programa de Mulheres e Meninas na Ciência


16/02/2023

Por Emerson Rocha - Comunicação VPPCB

Compartilhar:

O Biobanco Covid-19 da Fiocruz (BC19-Fiocruz), ligado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), fez parte do evento Imersão no Verão, do Programa de Mulheres e Meninas na Ciência da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). No último dia 9 de fevereiro, o local recebeu duas alunas do ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro e que estão inscritas do projeto. Elas foram acompanhadas da Coordenadora do Programa de Mulheres e Meninas na Ciência, Cristina Araripe Ferreira, e da monitora Juliana Rocha Santos.

Toda a equipe do BC19-Fiocruz participou da visita. Após uma apresentação sobre o Biobanco, as meninas puderam conhecer os laboratórios e a área de armazenamento, incluindo sua infraestrutura de apoio, como a estação de tratamento de água. O evento teve a supervisão do Gerente de Materiais Biológicos e Serviços Tecnológicos do BC19-Fiocruz, Carlos Nascimento.

“Este foi um momento muito especial, pois ter o contato com as experiências de vida e interesse destas jovens fortalece nossas perspectivas de um futuro promissor e, certamente, e experiência com uma Instituição como a Fiocruz estimula o desejo delas de seguir suas jornadas na Ciência”, diz Carlos.

O evento Imersão no Verão marcou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e teve a participação de 100 alunas, que foram recebidas por profissionais em seus laboratórios e espaços de pesquisa da Fiocruz. As estudantes vivenciaram o cotidiano de 11 unidades da instituição e da Presidência.

No último dia, foi realizada uma grande roda de conversas entre alunas e pesquisadoras para uma troca de experiências. A reunião foi transmitida pelo canal do YouTube da VideoSaúde da Fiocruz e contou com a participação de pesquisadoras da instituição de todo o país.

Voltar ao topoVoltar