Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bio-Manguinhos/Fiocruz faz pré-lançamento de livro sobre biotecnologia


25/10/2023

Gabriella Ponte (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) fez a pré-divulgação do livro Tratado Brasileiro de Biotecnologia em Saúde - Da bancada ao leito, no 40º Congresso Brasileiro de Reumatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), no Centro de Convenções de Goiânia. A iniciativa surgiu a partir de um bem-sucedido curso, promovido pela Fiocruz e pela SBR, que capacitou profissionais de saúde quanto aos conceitos básicos de biotecnologia e produção de imunobiológicos.

“A parceria de Bio-Manguinhos/Fiocruz e a SBR vem se fortalecendo desde 2018, com diversas ações conjuntas, entre elas o Curso de Biotecnologia. Estiveram à frente deste curso, especialistas de Bio-Manguinhos e atores da sociedade médica que debateram sobre vacinas, kits para diagnóstico e terapias biológicas, unindo conhecimento científico biotecnológico com a prática médica. Essas ações, incluindo o livro, que será lançado em 2024, vêm ao encontro das estratégias do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Ceis). Visam, ainda, estabelecer políticas que atendam às necessidades da população pelo avanço tecnológico e científico, garantindo a sustentabilidade do SUS”, afirma o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma.

O Instituto tem em seu portfólio cinco biofármacos voltados para pacientes reumatológicos: Adalimumabe, Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe e Rituximabe. O acesso a esses medicamentos se dá por  meio das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) que Bio-Manguinhos assinou com parceiros nacionais e internacionais. Dessa forma, o país obtém autossuficiência tecnológica e fortalece o SUS. A doença reumatológica mais comum é artrite reumatoide, com cerca de 23 mil pacientes, que pode ser tratada pelos cinco biofármacos citados anteriormente.

A gerente do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro (Deame) de Bio-Manguinhos, Maria de Lourdes Maia, explica que este curso é a materialidade da aproximação entre Bio-Manguinhos com os médicos. “Não só com os profissionais de saúde, mas também com a população, com a responsabilidade que a gente precisa ter com um conhecimento que faça a diferença lá na ponta, para dar mais acesso aos pacientes. Esse curso, agora, vem em forma de um tratado de biotecnologia".

O presidente da SBR, Marco Antonio Rocha Loures, comentou a parceria entre a ciência básica e a clínica médica, destacando que as duas entidades conseguiram passar informações valiosas para aqueles que cuidam diretamente dos pacientes. “Foram informações que todos precisam, no sentido de saber como funcionam as moléculas, como elas se desenvolvem, como se fabr Essa parceria deve persistir e nós continuaremos com esses objetivos lançando, ano que vem, o livro”.

O ex-presidente da SBR (gestão 2018-2020) José Roberto Provenza também elogiou a iniciativa. “Vivemos um momento especial, de uma enorme revolução do conhecimento científico, tanto no diagnóstico, como no tratamento das doenças reumáticas e imunomediadas. Estamos na era da biotecnologia. Para isto, SBR e Bio-Manguinhos, desde 2018, estabeleceram uma parceria para promover o curso visando aproximar os médicos, sobretudo aqueles prescritores de imunobiológicos, juntamente com os farmacêuticos”.

O médico reumatologista Valderílio Feijó Azevedo, que faz parte da Diretoria da SBR e é um dos organizadores do livro, enalteceu a parceria. “Pudemos apresentar diferentes temas e tópicos relevantes na área de biotecnologia. Desde a produção de testes de diagnóstico a produtos biológicos relacionados ao tratamento de diversas enfermidades autoimunes e neoplásicas. O conteúdo programático foi voltado não só para reumatologistas, mas também farmacêuticos e biomédicos. O curso levou também, a partir de várias discussões, à elaboração desse livro de biotecnologia, que vai ser uma obra única dentro dessa área, destinado tanto a estudantes quanto a profissionais da área de saúde”, explica.

Voltar ao topoVoltar