Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Biblioteca de Manguinhos promove seminário sobre marcas de proveniência e ex-libris


24/10/2018

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A Biblioteca de Manguinhos promove, em 1º de novembro, seminário e encontro sobre marcas de proveniência bibliográfica e ex-libris. A atividade, voltada para profissionais de informação, preservação, bibliotecas, arquivos e afins, será dividida em duas sessões, no Salão de Leitura da Biblioteca.

Pela manhã, será realizado o seminário Marcas de proveniência bibliográfica como rastos de memória: identificação e pesquisa, com apresentações de palestrantes convidados. O primeiro deles será As marcas de proveniência bibliográfica como indícios históricos, com Fabiano Cataldo de Azevedo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A segunda palestra será Resíduos de Memórias: o caso das dedicatórias nas bibliotecas particulares, com Stefanie Cavalcanti Freire, também da UNIRIO.

Em seguida, à tarde, haverá o 1º Encontro de Ex-Librismo, com estudiosos do assunto de diferentes instituições. Luiz Felipe Stelling, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) irá aborda o ex-libris como objeto de coleção e estudo, Mônica Carneiro, da Biblioteca Nacional, falará da coleção dessa instituição, e Mary Shinkado, do Museu Nacional de Belas Artes, apresentará os ex-libris desse acervo.

A inscrição é aberta, contudo as vagas são limitadas, sendo necessário se inscrever pelo sistema de eventos do Icict. Essa atividade não contará com transmissão online.

Seminário Marcas de proveniência bibliográfica como rastros de memória: identificação e pesquisa
1º Encontro de Ex-librismo
Data: 1º/11 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos - Av. Brasil, 4.365 | Pavilhão Haity Moussatché | Campus Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições

 

Voltar ao topoVoltar