Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Balanço de atividades e planejamento em pauta na reunião do Conselho Editorial


19/12/2016

Assessoria de Comunicação / Editora Fiocruz

Compartilhar:

O Conselho Editorial da Editora Fiocruz se reuniu no dia 7 de dezembro para um balanço das atividades desenvolvidas em 2016 e o planejamento do próximo ano. Em 2016, a Editora produziu 16 novos títulos, sendo duas traduções, sete coletâneas e nove volumes de coleções. Entre eles, “A Erradicação do Aedes aegypti”, da coleção “História e Saúde”, primeiro lançamento simultâneo em papel e formato digital, na modalidade acesso aberto – experiência que se somou aos esforços da Fiocruz para o enfrentamento da zika e demonstrou o potencial da Editora para contribuir em um contexto de emergência sanitária, tendência que deve ser aprofundada. Além dos lançamentos, houve dez títulos reimpressos – “Loucos pela Vida”, por exemplo, chegou à 8ª reimpressão, evidenciando como um título pode se manter ativo no catálogo por mais de 20 anos.

Em 2016, a Editora Fiocruz foi também laureada: no Prêmio ABEU, conquistou o primeiro e o segundo lugares na categoria Ciências da Vida com os livros “Dengue” e “Três Ensaios de Bioética”, respectivamente, além de ter recebido três menções honrosas – para “Crianças, Adolescentes e Crack”, na categoria Ciências da Vida, para “A Sociologia do Brasil Urbano”, na categoria Ciências Humanas, e para “Dicionário Feminino da Infâmia”, na categoria Projeto Gráfico. Já no Prêmio Jabuti, foi finalista na categoria Ciências da Saúde com o livro “Dengue” e na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento com o livro “Crianças, Adolescentes e Crack”.

Somam-se às novidades de 2016 a seleção de propostas para a nova coleção “Fazer Saúde”, cujo diferencial é estar ancorada nas experiências dos serviços e das escolas formadoras para o SUS. O retorno da chamada pública para esta coleção foi bastante expressivo: chegaram, ao todo, 139 propostas, cuja qualidade, variedade temática e diversidade de filiações institucionais superaram positivamente as expectativas. Os autores das 20 propostas selecionadas têm agora até abril de 2017 para enviar à Editora Fiocruz os originais dos livros.

Outro destaque foi o aumento da participação da Editora Fiocruz na modalidade acesso aberto do Portal SciELO Livros, onde os e-books desta Editora já contabilizam quase 35 milhões de downloads, com provisão de recursos para o depósito de mais 100 títulos em ambas as modalidades (aberto e comercial). Bons resultados também têm sido alcançados pela Livraria Virtual da Editora Fiocruz, que foi lançada em maio de 2016 e tem se mostrado uma importante estratégia tanto para a disseminação do livro acadêmico quanto para a autossustentabilidade da Editora.

A participação da Editora Fiocruz em duas publicações da Eulac (Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe) exemplifica parte dos esforços no sentido da internacionalização. As publicações foram “De Libros, Conocimiento y Otras Adicciones: la edición universitaria en América Latina” e “Jergario Latinoamericano Ilustrado”. Neste, a Editora Fiocruz colaborou com a inclusão do verbete SUS, contribuindo para uma maior disseminação do sistema público de saúde brasileiro.

Como prática permanente da Editora Fiocruz, destaca-se o trabalho de ausculta e prospecção para a identificação de temas e públicos prioritários, bem como de captação de autores e parcerias. Questões relacionadas a difusão, institucionalização, internacionalização, recursos (sobretudo humanos) e profissionalização também seguem na pauta. “Temos pela frente o grande desafio de manter a qualidade desse trabalho ao longo de 2017”, ressaltou a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e diretora da Editora Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Voltar ao topoVoltar