Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aula inaugural da Ensp alerta para a grave situação de insegurança alimentar no Brasil


11/04/2022

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:


Panorama e perspectivas para a segurança e soberania alimentar no Brasil: Por que voltamos ao mapa da fome? Será o tema da aula inaugural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no dia 13 de abril, às 14h. Nela, o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), Renato Maluf, falará sobre o retorno do Brasil ao mapa mundial da fome e a situação de insegurança alimentar para mais da metade da população brasileira. O evento, que será transmitido pelo Canal da Ensp no Youtube, terá a como debatedora a professora Juliana Casemiro, do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj).

No Brasil, um inquérito recente (2021) , realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), mostrou que menos da metade da população brasileira (44,8%) encontra-se em situação de segurança alimentar, ou seja, possuem acesso regular a alimentos seguros e nutritivos o suficiente para proporcionar crescimento e desenvolvimento que levem a uma vida ativa e saudável. O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil mostrou que, no país, em pleno contexto pandêmico, aproximadamente 117 milhões de brasileiros (ou 55,2% da população) conviviam com algum grau de insegurança alimentar. Destes, 19 milhões (ou 9% da população brasileira) se encontravam em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, conviviam com a fome. O Inquérito mostrou, ainda, as diferenças regionais e relacionadas à condição do domicílio (rural ou urbana, com agravamento da situação nos domicílios rurais, particularmente aqueles situados em áreas com escassez de água).

As complexas interações entre as crises alimentar e climática, em plena pandemia de Covid-19, geraram uma situação de “crise de crises” que muitos autores têm se referido como uma sindemia global, ou seja, uma sinergia de pandemias coexistindo no mesmo tempo e espaço, interagindo entre si e tendo como determinantes fatores sociais, culturais, históricos e políticos comuns.

“Os custos sociais da sindemia global são extensos e afetam desproporcionalmente a população, principalmente os mais pobres, e os países, sobretudo aqueles marcados pela grande concentração de riqueza e com consequente agravamento das desigualdades sociais e de saúde. Por este motivo, pensar, planejar e executar as estratégias para o enfrentamento da sindemia de Covid-19 – com destaque para as crises alimentar e climática – requerem um esforço integrado que envolva diferentes atores, em diferentes espaços e setores, para o desenvolvimento de ações articuladas que aproximem o local do global, a academia dos movimentos sociais, o governo dos cidadãos, construindo coletivamente caminhos, respostas, e soluções inovadoras que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis e promotoras de justiça social. Debateremos, juntos, a construção dessa agenda de enfrentamento na aula inaugural da ENSP”, afirmou o diretor Marco Menezes.

A mesa de abertura terá presença do diretor da Ensp, Marco Menezes; pela vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano Prates Melo; pela coordenadora geral de Educação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria Cristina Rodrigues Guilam; e por representantes do Fórum de Estudantes da Fiocruz. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar